Cidades
Morador de rua Wigberto é levado ao Hospital Psiquiátrico de Jurujuba
O músico que virou mendigo, Wigberto Rodrigues, foi retirado das ruas na tarde desta quinta-feira (19) pela Guarda Municipal. A ação aconteceu após denúncias de que ele estaria agredindo pedestres em Icaraí, na Zona Sul de Niterói.
Segundo a Prefeitura de Niterói, Wigberto foi encontrado na Rua Miguel de Frias, em Icaraí, por guardas, já orientados a abordar o músico, caso fosse localizado. Inicialmente, ele foi conduzido para a Delegacia do Centro de Niterói para conferir informações se houve algum flagrante cometido.
Em seguida, uma ambulância do Samu foi solicitada e ele acabou encaminhado para o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ). De acordo com a Prefeitura, ele encontra-se internado, em observação na unidade, e não há previsão de alta ou de tempo de permanência.
"O paciente é atendido por equipes multidisciplinares do Centro de Atenção Psicossocial e do Consultório na Rua, que prestam atendimento integral à saúde da população em situação de rua e vem sendo mantido com o quadro estável", informou.
A Prefeitura já tinha informado nesta quarta, que havia mobilização para fazer o acolhimento. De acordo com o Executivo, o paciente estaria há pelo menos duas semanas sem fazer uso dos medicamentos regulares.
A Prefeitura reforça ainda que a retirada de população em situação de rua não pode ser feita de forma obrigada ao individuo. No caso de Wigberto, por ele já estar ameaçando atos contra a sociedade e a si mesmo, houve a necessidade de fazer a abordagem.
Questionada sobre a necessidade de internação, a Prefeitura esclareceu que no HPJ o corpo médio faz a avaliação do paciente e considera ou não a necessidade internação em leitos para aplicação de medicação, mas que o paciente é liberado após identificado o controle do transtorno e reabilitação social.
Por fim a Prefeitura esclarece, que atua com atendimento itinerante para pessoas na situação do músico.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!