Problema

Moradores reclamam de rua que vira mar em dias de chuva em Niterói

Mau tempo já deixa quem passa no local em alerta

Motorista se arrisca passando com o carro no meio do bolsão
Motorista se arrisca passando com o carro no meio do bolsão |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Moradores da estrada Washington Luiz, no Sapê, em Niterói, reclamam de um problema crônico no local. Acontece que toda vez que chove, a estrada, na altura do Instituto Federal do Rio (IFRJ), forma enormes bolsões d'água. Segundo relatos, o problema já dura mais de seis meses e, em dias de chuva, só mesmo de barco para passar. 

A corretora de seguros Christian Duarte, de 51 anos, conta que o problema só começou existir após a construção do instituto. Ela conta que houve uma obra para abrir um bueiro no local, mas muitos entulhos caíram lá.

"Fizeram uma boca de lobo e caiu entulhos dentro dela. E a gente vem reclamando com a prefeitura para resolver esse problema porque crianças não vão para o colégio e, a última vez que choveu muito, ficamos 4 dias tendo que fazer outro caminho", detalha.

Segundo Christian, a Prefeitura de Niterói deu início a uma obra emergencial no local e, há 20 dias, fez um buraco na estrada, por onde tem vazado esgoto.

"Eles vieram, abriram um buraco onde está saindo esgoto e, esse buraco, já tem mais de 20 dias aberto. Nunca vi uma obra de emergência que não funciona sábado e domingo. Claro, é porque a gente não está na Zona Sul. Então, Sapê vai deixando para trás. Foi só uma chuvinha e já aconteceu isso". 

O problema na via, que dá acesso a outros municípios, acaba prejudicando a rotina de quem vive no local. Como foi o caso do empresário Alexandre dos Santos, de 38 anos. Ele conta que já sofreu prejuízos no carro ao sair para trabalhar e precisar passar pelo bolsão.

"Não tinha outra alternativa, me arrisquei a passar e acabou com meu carro. Deu problema no meu freio, motor. Essa situação aqui é absurda, a gente querer sair para o trabalho e por falhas técnicas acabar com o prejuízo no nosso bolso. Tem meses já que isso esta assim e ninguém faz nada. É preciso que alguma medida seja tomada", disse indignado.

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que há uma obstrução nas manilhas dentro do Instituto Federal Fluminense (IFF), na Estrada Washington Luiz, o que ocasionou o acúmulo de água na frente do local. 

"A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) está realizando a construção de uma nova rede de águas pluviais no trecho para sanar a questão. Além disso, equipes da Seconser estão retirando a água acumulada", diz a nota.

O Executivo, no entanto, não informou o prazo para que as obras sejam concluídas no local. 

< Confronto entre PMs e traficantes deixa dois mortos em Niterói Preso comparsa de ladrão que assaltou loja na Zona Sul de Niterói <