Maus-tratos

Morre mais uma girafa do Bioparque do Rio

Animal veio importada da África do Sul, em 2021

Quatro funcionários do Bioparque vão responder por maus-tratos
Quatro funcionários do Bioparque vão responder por maus-tratos |  Foto: Divulgação/Polícia Federal
  

Morreu na manhã deste sábado (8), mais uma girafa que faz parte do Bioparque do Rio. O animal fazia parte das 18 girafas importadas da África do Sul para o zoológico de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, no ano de 2021.

Esta já é a quarta girafa a falecer desde que chegaram ao Brasil. Em março deste ano, a Justiça denunciou quatro funcionários do Bioparque por maus-tratos contra os animais. Além disso, representantes do Ibama e do Inea também foram denunciados por elaborar documentos falsos de importação e adequação do cativeiro.

Leia +: Charitas terá mudanças de trânsito a partir de segunda; saiba quais

Leia +: Motociclista fica ferido após colisão com carro em Icaraí

No ano passado, os animais fugiram da área de adaptação onde estavam, mas foram recuperados e levados para Resort e Safári Portobello, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio. No entanto, três girafas morreram. As sobreviventes seguem no mesmo resort, que segundo o Ibama, não é o ideal para a vivência dos animais.

A Polícia Federal se deslocou neste sábado (8) para o local para periciar o animal que morreu. A causa da morte será confirmada após a necropsia do corpo, que será realizada com o acompanhamento dos órgãos competentes.

Em nota, o Bioparque se pronunciou sobre o caso e afirmou que os animais passam por exames regularmente.

"É com pesar que o BioParque do Rio comunica o falecimento de uma das girafas que faz parte do seu plantel, na manhã deste sábado, 8 de julho. Os animais passam regularmente por exames de medicina preventiva, realizados por um corpo técnico formado por biólogos e médicos veterinários.Durante os exames de rotina, a equipe identificou o parasita Haemoncus sp em seis animais. O comitê técnico, formado por seis médicos veterinários, imediatamente iniciou um protocolo medicamentoso, colocando os animais em recinto isolado e sob observação intensiva.Cinco animais responderam rapidamente ao tratamento. Todavia, um deles apresentou resistência ao medicamento. Durante a última semana a equipe técnica iniciou outros protocolos de tratamentos.No entanto, infelizmente, houve uma deterioração súbita do estado clínico do animal ao longo desta madrugada, levando-o a óbito. A causa da morte será confirmada após a necropsia do corpo, que será realizada com o acompanhamento dos órgãos competentes".

< Oficial: Botafogo anuncia a contratação de novo técnico Influencer treina em cemitério e é expulsa: 'Aqui encontro paz' <