Temporal

Municípios em estado de alerta por conta das fortes chuvas

Previsão de alerta para a passagem de frente fria

Existe ainda a possibilidade de temporais
Existe ainda a possibilidade de temporais |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Por conta das fortes chuvas, municípios entraram em estágio de mobilização. Na cidade do Rio, há alerta desde a madrugada desta quinta-feira (14) por conta dos temporais. De acordo com o Centro de Operações do Rio (COR), a medida foi tomada devido aos altos índices de chuvas nas estações Recreio dos Bandeirantes e Estrada Grajaú-Jacarepaguá. Niterói, São Gonçalo e Maricá, também adotaram medidas de proteção devido aos temporais. 

A previsão do tempo alerta para a passagem de uma frente fria, podendo haver instabilidade. Houve chuva fraca a moderada no período da manhã e existe a possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde, acompanhada de rajadas, raios e ventos de moderados a fortes. 

Recomendações 

Segundo o Alerta Rio, estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco. O alerta significa risco de ocorrências de alto impacto. O órgão lista recomendações a serem seguidas pela população. 

- Fique em casa, se for possível

- Acompanhe a previsão no Alerta Rio

- Todos devem se cadastrar no serviço de alerta da Defesa Civil via SMS. É só enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto, sem cobranças

- Caso seja necessário, use o número de emergência 193, do Corpo de Bombeiros, e 199, da Defesa Civil 

São Gonçalo 

A Defesa Civil de São Gonçalo informou que devido ao acúmulo de chuva registrado nessa quinta-feira (14), a cidade segue em estado de observação. Não houve ocorrências de desastre. O órgão ressalta que, em caso de emergência, a população ligue para o número 199. A previsão de chuva se estende durante todo o dia. 

Niterói 

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informou que a cidade está em estágio de atenção desde as 4h da manhã. A previsão é de que pancadas de chuvas moderadas, ocasionalmente fortes, nas próximas horas. 

Até o momento, nenhuma ocorrência grave aconteceu na cidade, mas, no bairro Camboinhas, na Zona Sul, uma árvore caiu e deixou a rua parcialmente bloqueada. A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos foram acionados e estiveram no local. Em Tenente Jardim, bairro mais atingido pela chuva na Zona Norte, o índice acumulado foi de 12,4mm em uma hora. 

O sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil informou também que está preparado para atuar com rapidez caso tenha algum sinal de ocorrência. Em caso de emergência, o telefone para contato é 199 ou 2620-0199. 

Maricá 

Já em Maricá, que sofreu com grandes alagamentos na semana passada, a Defesa Civil do município informou nesta quarta-feira (13) que o tempo ficaria instável, com possibilidades de pancadas de chuva fraca e moderada, podendo se tornar forte e com possibilidades de raios. O órgão informou que nenhuma ocorrência foi registrada por conta das chuvas no município. 

< Gabriel Monteiro pode pagar multa de R$ 50 mil por vistoria em UPA Baixa cobertura vacinal em crianças acende alerta em São Gonçalo <