Arte
Músico preso injustamente em Niterói brilha em matinal da Globo
Mesmo sem provas, Luiz foi detido por duas vezes
O violoncelista Luiz Carlos da Costa Justino, de 25 anos, brilhou no programa 'É de Casa', da TV Globo, na manhã deste sábado (3), ao lado dos músicos da Orquestra de Cordas da Grota.
Eles apresentaram diversas canções, por meio dos instrumentos, entre elas: 'Eu Sei de Cor', da eterna Marília Mendonça; e o 'Rap da Felicidade', de Cidinho & Doca.
O racismo, o preconceito, as discriminações de toda e qualquer ordem, não vencerão. Luiz, querido!
Leia+: Após absolvição, músico de Niterói volta a ser preso em dura da PM
Leia+: 'É muito revoltante', desabafa músico de Niterói preso pela 2ª vez
Leia+: Músico de Niterói é absolvido pela Justiça
Justino é o jovem que foi detido pela polícia em Niterói, no último dia 22 de agosto, sob acusação de ter um mandado de prisão em aberto, por um crime que não cometeu.
Essa é a segunda vez que a situação acontece com o artista. Em 2020, ele ficou preso por cinco dias, devido a um registro fotográfico na 79ª DP (Jurujuba). Mas já foi absolvido pela Justiça.
Durante o bate-papo com a apresentadora Rita Batista, Luiz Carlos revelou ter sentido medo e considerou a segunda detenção como 'inacreditável'.
"Primeiro, eu senti medo, porque passar pela segunda vez, pela mesma coisa, não é possível. Um país feito para me defender, ou pelo menos para me proteger. Depois eu fiquei indignado, porque isso é revoltante. Só quem passa por uma parada dessa sabe a dor. Inacreditável", contou.
A apresentação da Orquestra de Cordas da Grota foi elogiada por Rita Batista.
"É esse o Brasil que a gente quer. Esse o Brasil que dá certo, minha gente. O Brasil da arte, da educação, da música, da poesia. O racismo, o preconceito, as discriminações de toda e qualquer ordem, não vencerão. Luiz, querido!", declarou ela.
No decorrer do programa, a apresentadora Maria Beltrão disse que acompanha a Orquestra da Grota há cerca de três décadas.
"Os preconceituosos passarão e, nós, passarinho. Viva a Orquestra da Grota, que eu acompanho há quase 30 anos. Projeto social maravilhoso em Niterói", revelou.
Os funkeiros Cidinho e Doca também fizeram uma surpresa e enviaram um vídeo carinhoso para Luiz Carlos, durante a exibição do programa.
"Vida longa, você é um exemplo, você foi crucificado sem ter culpa nenhuma. Por isso, nós queremos que você tenha liberdade eterna", disseram na gravação.
Doação
Os músicos de Niterói aproveitaram a ocasião para divulgar uma vaquinha. É que a Associação Brasileira de Violoncelistas concedeu bolsas de estudos ao naipe de violoncelo da Orquestra da Grota para um curso em Belo Horizonte, dos dias 7 a 11 de setembro.
Eles estão recebendo doações para conseguir custear as passagens, alimentação e hospedagem, além disso, adquirir alguns cases e instrumentos para melhorar a estrutura das turmas de cello no Espaço Cultural da Grota.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!