Cidades

Mutirão de serviços gratuitos em bairros de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Mutirão de serviços gratuitos em bairros de Niterói
Aferição de pressão será uma das ações presentes nos bairros. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Niterói vai realizar ações sociais na Zona Norte da cidade, nos bairros de Tenente Jardim, nesta sexta-feira (22), e da Ilha da Conceição, no sábado (23), ambas a partir das 9h. Segundo o órgão, o objetivo da iniciativa é aproximar e facilitar aos cidadãos o acesso aos serviços do município. A ação engloba serviços de saúde, orientação e informação, segunda via de documentos, além de atividades culturais. O uso de máscaras é obrigatório.

 A secretária de Governo, Rubia Secundino, destaca que as ações acontecerão nas diferentes regiões da cidade.

"Através das ações sociais promovemos o direito à cidadania, não só no acesso aos serviços individuais, mas na perspectiva coletiva de participação e reinvenção. As ações estão sendo realizadas nas diferentes regiões de Niterói como ferramenta importante para impactar positivamente na vida dos cidadãos niteroienses", explicou a secretária.

Nesta sexta-feira (22), a ação será na quadra da Praça do Coreto, em Tenente Jardim, das 9h às 16h, com organização da Administração Regional da Engenhoca e apoio da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Tenente Jardim. Dentre os serviços que serão disponibilizados para a população estão orientação jurídica sobre direitos do consumidor, orientação médica, vacinação contra Influenza, teste rápido para medição de glicose, aferição de pressão e encaminhamento para segunda via de documentos (certidões de nascimento, casamento, óbito e RG). Além disso, serão distribuídos preservativos e máscaras de proteção individual.

Durante o evento, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária estará no local para apresentar e dar orientações sobre a Moeda Social Arariboia e fazer o cadastramento do comércio da região.

No sábado (23), será a vez da Ilha da Conceição receber as atividades no Centro Social Urbano (CSU), a partir das 9h. O evento, organizado pela Administração Regional da Ilha da Conceição e contará com informações sobre direitos das mulheres, orientação à saúde bucal, aferição de pressão, inscrição para cartão de idosos e pessoas com deficiência, serviços de beleza e bem-estar, distribuição de máscaras e mudas, programas de direitos dos animais, oficinas de recicláveis, exposições sobre a história do bairro, intermediação de mãos de obras, indicação para serviços de assistência social, banco de currículos, seguro desemprego entre outros.    

“A ação terá grande adesão social para nossos moradores. O intuito é fortalecer laços com a comunidade e apresentar as possibilidades em nossa cidade quanto aos parceiros e serviços”, reforça o secretário Regional da Ilha da Conceição, José Cloves de Carvalho.

O dia terá início com a palestra do Oncologista Dr. Bartolomeu Camara, às 10h, no ginásio. Ao final, será possível realizar o cadastro para o exame de mamografia. Em seguida, haverá um aulão de danças e apresentação musical com Victor Sávios em um tributo a Tim Maia. A parte da tarde será dedicada às atividades com crianças como cineminha e contação de história. A ação também terá uma feira de artesanato e gastronomia. O Centro Urbano Social (CSU) fica na Rua Jornalista Sardo Filho s/n - Ilha da Conceição.

< Itaboraí reduz intervalo da terceira dose Contra-19 para três meses Niterói conquista 1º lugar em gestão fiscal no estado do Rio <