Que delícia!
Não é joelho: salgado Italiano agora é Patrimônio de Niterói
Lei foi sancionada nesta terça-feira (27)
Não é joelho. É italiano. E acaba de se tornar Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
É que o prefeito Axel Grael (PDT) sancionou a lei que trata sobre o tema, nesta terça-feira (27). Inclusive, já está publicado no Diário Oficial.
A massa salgada assada e recheada de queijo e presunto é motivo de piadas entre cariocas e niteroienses.
Obrigatória nas lanchonetes de todo estado e, principalmente, da cidade de Niterói, a definição dessa receita é capaz de trazer sensações de pertencimento, de bairrismo e acirrar rivalidades regionais tais como a rixa bolacha/biscoito, como justifica o vereador do município Jhonatan Anjos (PDT), autor do texto.
"Chamar o salgado de 'Italiano' se tornou um dos elementos que conseguem, de cara, diferenciar o morador de Niterói do morador de outras regiões do estado, principalmente do morador do Rio, que chama o salgado de 'Joelho'", conta o parlamentar.
Segundo estudiosos, o apelido fluminense do salgado, ou seja, Italiano, vem de uma adaptação fluminense a elementos típicos da culinária italiana, tais como as massas e o queijo, o que justifica o nome. A graça em Niterói, inclusive, além da massa diferenciada, é a famosa maionese temperada.
"Pedir um italiano já dá água na boca, mas, joelho? Os cariocas que nos perdoem, mas joelho é só a parte do corpo! Desse modo, nada mais justo, o reconhecimento dessa herança cultural declarando o 'Salgado Italiano' como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Niterói", brincou Jhonatan Anjos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!