Acabou

'Não tem condições!'; moradores enfrentam falta d'água em São Gonçalo

De acordo com relatos, já são 5 dias sem abastecimento

A falta d'água é ainda mais prejudicial para o comércio local
A falta d'água é ainda mais prejudicial para o comércio local |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Moradores da Rua Doutor Pio Borges, no bairro Pita, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, estão sofrendo com falta de água desde a última segunda-feira (18). De acordo com relatos, além de grandes problemas com o abastecimento dentro das casas, o caso é ainda mais prejudicial para o comércio local. 

O Luciano Novaes Rodrigues é empresário e possui um restaurante no bairro, o local está aberto há mais de três anos e ele garantiu que nunca teve que enfrentar esse tipo de problema. De acordo com o mesmo, o que salvou a produção no comércio durante a semana foi um reservatório de 3 a 4 mil litros que ele possui, mas que já se esgotou. 

"É uma falta d'água nunca antes vista, depois que essa empresa entrou os serviços não são tão bons. O problema todo é que faltou água a ponto de acabar a do meu reservatório, que não é tão grande, e a empresa [restaurante] parar de funcionar por dois dias, sendo o segundo hoje (22)", informou. 

De acordo com o empresário, no dia em que o reservatório secou, a sorte foi que a comida já estava pronta e ele conseguiu prosseguir com o atendimento, isto aconteceu na última quarta-feira (20). As louças começaram a empilhar dentro da pia e, tentando buscar uma solução, o Luciano precisou recorrer a copos descartáveis. 

"Todos os copos estão ali sujos, a gente passou a atender com copo descartável, os banheiros sem possibilidade de dar descarga. Começou a ficar tudo sujo na quarta-feira, na quinta (21) quando chegamos não tinha água, nenhuma gota. A gente tem uma equipe grande, de 10 funcionários, pessoas de família que dependem do negócio e a gente não pode operar", expressou indignado. 

Louça acumula na pia e gera desconforto pelo mau odor
Louça acumula na pia e gera desconforto pelo mau odor |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Ele alega que tentou contato com a empresa em diversos momentos ao longo dos dois dias, mas nenhuma providência foi tomada até o momento. Mesmo com todas as contas de água em dia, Luciano ainda informou que, em uma das tentativas de solucionar o problema, a concessionária tentou vender um caminhão pipa para o mesmo, o que gerou mais indignação ainda. 

Outro comércio local também sofre as consequências. O Vinicius da Cunha é gerente de hortifruti, estabelecimento que fica ao lado do restaurante de Luciano, ele também contou que a falta d'água interfere muito no dia a dia do trabalho. 

"Aqui tá sem água desde segunda-feira, a gente tá sofrendo porque precisa fazer as coisas aqui na loja, lavar, limpar as bancadas, e não tem água, banheiro então, nem se fala. E fora a água para a gente beber também. Eles (águas do Rio) não deram nenhuma satisfação", explicou o gerente. 

Dentro das casas não é diferente. A Margarette Bastos, de 57 anos, contou que enfrentar esse problema tem sido uma grande dificuldade e que mora ali desde que nasceu, mas nunca antes aconteceu nada parecido. 

Eu tenho uma tia com câncer dentro de casa, como é que eu fico? Uma pessoa doente, dentro de casa, sem água, não tem condições! Margarette Bastos, Moradora
  

"Não cai uma gota d'água, aí toda vez que eu ligo para a Águas do Rio eles dão um prazo de 24 horas, 48 horas... Aí agora eu acabei de ser informada que só vai cair [água] de sábado para domingo. Eu tenho uma tia com câncer dentro de casa, como é que eu fico? Uma pessoa doente dentro de casa sem água, não tem condições!" concluiu indignada. 

Durante o processo de apuração, a equipe do ENFOCO flagrou um dos funcionários da concessionária no local, ele foi o responsável por informar aos moradores que a água só retornaria neste sábado (23).

Procurada, a Águas do Rio informou que enviará equipes técnicas ao local para averiguar a situação. Eles ressaltaram que, em caso de falta de abastecimento, estão à disposição dos clientes cadastrados pelo 0800 1975 0 195, por mensagens via WhatsApp ou ligações, para solicitação de caminhões-pipa.

< Polícia apreende carro que imprensou menina de 11 anos Seis escolas de samba abrem os desfiles do Grupo Especial <