Logo Enfoco


    Cidades

    Neblina densa cobre Niterói e região na manhã desta quarta

    Publicado 27/10/2021 às 7:46 | Atualizado em 27/10/2021 às 20:35 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Neblina densa cobre Niterói e região na manhã desta quarta
    |  Foto: Foto: via Grupo Enfoco
    Apesar do nevoeiro não houve interdições nas rodovias. Foto: via Grupo Enfoco

    Uma densa neblina se instalou nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá e chamou a atenção dos moradores durante o início da manhã desta quarta-feira (27).

    Por conta da situação, o Aeroporto Santos Dumont, na capital, está fechado para pousos e decolagens. Já no Internacional Tom Jobim (Galeão), pousos e decolagens ocorrem com o auxílio de instrumentos.

    O Centro de Operações Rio emitiu alerta a motoristas, que devem redobrar a atenção ao trafegar pelas vias da cidade. Isso porque o nevoeiro que atinge o município pode afetar as condições de visibilidade em diferentes vias.

    Na Ponte Rio-Niterói, o fluxo é normal. A Ecoponte informou que na faixa sentido Rio há lentidão dos acessos até o Mocanguê. O tempo de travessia, em média, era de 13 minutos, em ambos os trajetos, até às 7h30.

    Na RJ-106, o trânsito é livre na altura de Maricá e São Gonçalo. Já na chegada à RJ-104, o fluxo apresenta lentidão na altura de Tribobó, sentido Niterói, no mesmo horário.

    Na Alameda São Boaventura, no Fonseca, Zona Norte de Niterói, o trânsito é lento na altura do Getulinho até o Horto em direção ao Rio/Niterói. Enquanto no sentido São Gonçalo/Maricá, o trânsito é livre.

    O que é o nevoeiro?

    O nevoeiro é o fenômeno meteorológico que causa grande restrição da visibilidade horizontal, podendo ser parcial ou totalmente responsável por muitos acidentes com veículos em estradas, com aviões e com navios. 

    O nevoeiro pode se formar em qualquer época do ano, em qualquer lugar e a qualquer hora do dia ou da noite, desde que as condições atmosféricas estejam favoráveis. Justamente por isso, é um dos fenômenos meteorológicos mais difíceis de serem previstos. As informações constam no site Climatempo, especializado em meteorologia.

    A publicação divulgada à imprensa afirma que, tecnicamente, o nevoeiro é a umidade que se condensa próximo do solo. São gotículas de água extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície.

    "A umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são outras condições importantes para a formação do fenômeno", diz.

    O nevoeiro é como uma nuvem, mas a base se forma próxima do solo. A visão do nevoeiro é como uma enorme nuvem, de cor esbranquiçada que, dependendo da sua densidade, pode impedir a visão de objetos além de poucas dezenas de metros.

    Nevoeiro ou neblina?

    Os termos neblina e nevoeiro podem ser usados como sinônimos, porém, o nome técnico é nevoeiro. Neblina é o nome popular, assim como cerração ou russo, um termo muito usado pela população do estado do Rio para falar do nevoeiro que ocorre na região de Petrópolis/Teresópolis.
     

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Botafogo empata com Goiás e adia chance de liderança na Série B

    Próximo artigo
    >

    Polícia mira envolvidos em sequestro de helicóptero

    Relacionados em Cidades