Cidades

Niterói celebra Dia de São João Batista com missas e procissão

A procissão passa por diversas ruas do Centro de Niterói. (Foto: Ezequiel Manhães)

O Dia de São João Batista, celebrado nesta segunda-feira (24) por católicos, reuniu milhares de fiéis nas missas e procissão em homenagem ao padroeiro do município de Niterói. Como manda a tradição, a Catedral de São João Batista, localizada na Praça Dom Pedro II, no Centro, promoveu uma série de eventos ao longo do dia, entre eles seis missas e o clássico almoço.

A última cerimônia eucarística aconteceu às 17h, sendo esta realizada pelo Dom José Francisco, arcebispo de Niterói. Durante o seu discurso, ele falou sobre o legado de São João Batista, guardado na memória de toda a comunidade católica niteroiense.

O início da noite também foi marcado pela fé, quando religiosos tomaram as ruas da Região Central de Niterói e em uma só voz entoaram louvores na procissão que começou por volta das 19h.

De acordo com a Guarda Municipal de Niterói, a multidão percorre às ruas Barão do Amazonas, Coronel Gomes Machado, Evaristo da Veiga, Avenida Amaral Peixoto e Visconde de Sepetiba, respectivamente, terminando a jornada na Rua São João.

Um pouco mais tarde, às 20h, acontecerá um show com jovens da banda local, após o retorno dos fiéis à sede da Igreja.

Segundo a organização do evento, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo templo religioso, neste dia dedicado ao Santo - que segundo a história bíblica, é considerado o último dos profetas nascido de uma mulher.  

Milhares de fiéis reunidos na missa das 17h. (Foto: Ezequiel Manhães)

Durante as celebrações, foram montadas barraquinhas com comidas variadas e brinquedos infantis, para os pequenos presentes.

Moradora do Centro, a aposentada Rosane Moreno, de 60 anos, disse que já recebeu muitas bênçãos de São João Batista. Além de assistir à última missa e participar da procissão, ela diz que frequenta à Catedral por pelo menos três vezes na semana.

“Fui batizada aqui. Essa igreja é forte demais. Numa certa ocasião, me encontrava muito doente e cheguei aqui dentro e consegui me reerguer. Eu amo São João Batista. Muitas vitórias eu consegui aqui, por intermédio dele”, disse emocionada.

A Leila Ribeiro, de 56 anos, moradora de Icaraí e devota do Santo há anos, aproveitou a data para fazer pedidos importantes.

“São João Batista é padroeiro da nossa querida Niterói e foi muito importante para Jesus, ele o batizou no Rio Jordão.  Meu pedido em especial é pela saúde da memória de minha mãe e também pela paz no Mundo”, finalizou.

< Filhos de Flordelis devem ser transferidos para presídio Maricá: Câmara quer aumentar valor do passaporte universitário <