Cidades

Niterói conclui que animais são bem cuidados após denúncia

Imagem ilustrativa da imagem Niterói conclui que animais são bem cuidados após denúncia
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Secretaria de Meio Ambiente estiveram no local nesta sexta-feira (29). Foto: Vítor Soares

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Niterói estiveram nesta sexta-feira (29) na residência do morador de Piratininga, acusado, por vizinhos, de maus-tratos a cães. Segundo a CCZ, o dono do imóvel foi notificado e terá 15 dias para apresentar o comprovante de vacina antirrábica dos animais.

O CCZ informou, no entanto, não ter comprovado a situação de insalubridade denunciada pelos vizinhos e que os animais estavam bem tratados, inclusive com água e comida à disposição.

Na última terça-feira (26), moradores denunciaram que os animais estariam sendo maltratados pelo dono e que os cães não eram alimentados.

Luana Macedo, de 20 anos, foi mordida por um cão da raça Pitbull no momento em que entrava na casa para tentar alimentar os animais. A jovem recebeu os primeiros socorros do vizinho João Luiz de Noronha Luz.

Moradores disseram que os cães latem muito durante a noite. A socióloga Beatriz Nogueira afirma que mora no local há quatro anos e já chegou a colocar comida para os cães.

"O dono do imóvel tenta fechar um buraco no muro com restos de madeira, mas os cães acabam fugindo. Então eu coloco comida para eles no meu portão"

Para o vereador de Niterói Daniel Marques (DEM), vice-presidente da comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Executivo reconhece o problema e que uma lei municipal de 2015 garante que o órgão retire animais e locais não adequados.

"Tenho uma ação popular da casa do Ingá. A prefeitura diz que não tem pra onde levar. São 70 animais e vários vídeos de cachorro comendo gatos ou os próprios cachorros. A prefeitura foi lá e reconhece que o local não é adequado, mas diz que não pode fazer nada, que não tem pra onde levar. A Lei 31.053/2015 garante que a prefeitura tem a obrigação de retirar os animais em abandono animal dentro de residências. Tudo isso está nessa lei, só que a gente tenta fazer acontecer e não consegue"

< Governo solicita aporte financeiro de mais de R$ 3 bilhões Banco comunitário Mumbuca é inaugurado no município de Maricá <