Cidades

Niterói e São Gonçalo retomam vacinação contra a Covid-19 na próxima terça-feira

Imagem ilustrativa da imagem Niterói e São Gonçalo retomam vacinação contra a Covid-19 na próxima terça-feira
|  Foto: Foto: Douglas Macedo
Vacinação contra a Covid-19 para no feriado desta segunda. Foto: Douglas Macedo

Devido ao feriado da Proclamação da República, na próxima segunda-feira (15), os locais de vacinação estarão fechados neste domingo (14) e segunda, só retornando na terça-feira (16). A vacinação acontece em onze pontos de vacinação que atendem, das 8h às 17h.

As clínicas gonçalenses do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, atendem até às 21h. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vacina todos os gonçalenses com mais de 12 anos com a primeira e segunda dose para quem tomou o primeiro imunizante até o dia 20 de setembro.

As doses de reforço estão disponíveis para os profissionais de saúde e idosos que tenham mais de seis meses de vacinados com a segunda dose. A dose adicional dos imunossuprimidos também está sendo aplicada naqueles que têm mais de 28 dias de intervalo da segunda dose.

São Gonçalo realiza o intercâmbio de vacinas na segunda dose, dependendo da necessidade e doses disponíveis em cada local de vacinação. As doses de reforço e adicional são feitas com a Pfizer. E há Astrazeneca disponível para a aplicação da segunda dose.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.

Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço dos idosos é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora. E os profissionais de saúde devem apresentar identidade, comprovante de segunda dose e documento do conselho ao qual pertence.

Os profissionais de saúde que estão aptos para a dose de reforço são: enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico, auxiliar e técnico de saúde bucal, profissional de Educação Física, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, profissional da vigilância em saúde, trabalhador de apoio: recepcionista, segurança, trabalhador da limpeza, cozinheiro e auxiliar, motorista de ambulância, gestor e outros. Inclui-se, ainda, aqueles trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares que atuam em programas ou serviços de atendimento domiciliar como, por exemplo, cuidadores de idosos, doulas e parteiras.

Niterói

A Prefeitura de Niterói também vai retomar, na próxima terça-feira, a vacinação contra a Covid-19 na cidade. Por conta do feriado, não haverá imunização no município nesta segunda-feira. Niterói já tem 100% da população com mais de 12 anos já vacinada com a primeira dose.

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói está aplicando a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos a partir de 60 anos, com um intervalo de 3 meses da segunda dose, e profissionais de saúde. A dose de reforço também está sendo aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias.

A segunda dose do imunizante está sendo aplicada em pessoas a partir de 12 anos, com intervalo de 8 semanas da primeira dose. O município segue em repescagem contínua para aplicação da primeira e segunda dose da vacina.

Documentos

Dose de reforço/terceira dose:

Idosos – identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante da segunda dose.

Profissional de Saúde- comprovante de vínculo com unidades públicas ou particulares de Niterói, além da identidade, CPF e comprovante de que recebeu a primeira e a segunda dose.

Imunossuprimidos –  documento de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de vacinação, laudo médico ou receita médica.

Segunda dose:

Adultos: identidade, CPF e comprovante de residência

Adolescentes: identidade, CPF e comprovante de residência. É necessário a presença do responsável legal.

Locais de vacinação

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.

Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca.

< Seis mortos após ônibus tombar em rodovia de São Paulo São Gonçalo vence o Goytacaz e entra de vez na briga pelas semifinais do Carioca <