Esportes

São Gonçalo vence o Goytacaz e entra de vez na briga pelas semifinais do Carioca

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo vence o Goytacaz e entra de vez na briga pelas semifinais do Carioca
|  Foto: Foto: Jhonathan Jeferson
São Gonçalo Esporte Clube venceu mais uma no Alzirão. Foto: Jhonathan Jeferson

O São Gonçalo venceu o Goytacaz por 1 a 0 na tarde deste sábado (13), no Alzirão, em Itaboraí. Os três pontos colocaram o Mais Querido na briga por uma vaga nas semifinais da Taça Waldir Amaral, o segundo turno da Série B1 do Campeonato Carioca.

Apesar da necessidade da vitória para os donos da casas, foram os visitantes que começaram pressionando. Ocupando bem o campo de ataque, o Goyta chegava com perigo através de escanteios e faltas na intermediária. O São Gonçalo tentava sair ao ataque mas, sem conseguir iniciar sua blitz, via a equipe Alvianil forçando também nos contra-ataques.

Apesar da partida movimentada, os goleiros pouco trabalharam nos primeiros 20 minutos. A correria das duas equipes contrastava com o baixo desempenho técnico, com muitos passes errados dos dois lados. Sorriso, pelo São Gonçalo, e Vandinho, pelo Goytacaz, eram os que mais tentavam produzir chances de gol.

Na primeira chegada mais contundente, aos 41 minutos, Sorriso recebeu cruzamento da esquerda e subiu mais que todo mundo para cabecear no cantinho, sem chances para o goleiro Jonathan. O time do Goytacaz parou no meio-campo pedindo uma falta que não aconteceu e acabou permitindo a superioridade numérica dentro de sua área.

Segundo tempo

Os visitantes aumentaram ainda mais a pressão na segunda etapa. O resultado parcial era péssimo para o Goytacaz, que briga contra o rebaixamento à Série B2 na classificação geral - já que fez apenas dois pontos na Taça Maracanã, o primeiro turno da competição.

Em cruzamento de Heitor, aos 18, a bola cruzou toda a área e encontrou Vandinho - que finalizou para grande defesa de Lucão. No rebote, em nova finalização, o atacante do Alvianil ainda carimbou a trave. Mesmo sendo pressionado, logo na sequência, aos 19, o São Gonçalo também acertou a trave em rápido contra-ataque puxado por Robert.

Aos 25, mais uma grande chance para o Goyta. Em falta lateral cruzada na área, a bola desviou na zaga e o lateral Matheus Valença tirou o perigo praticamente em cima da linha, evitando o empate dos visitantes. No contragolpe, Sabão recebeu na ponta da área e arriscou o chute, mas mandou para fora.

Alan Rosário teve a chance de ampliar aos 31. Após mais um cruzamento na área, o zagueiro cabeceou forte, no chão, mas o goleiro Jonathan voou para salvar o Goytacaz. Já na reta final da partida, com os dois times já desgastados fisicamente, o jogo ficou ainda mais aberto.

O Goytacaz colocou mais atacantes em campo nas últimas substituições, ensaiando uma pressão final, mas não conseguiu criar grandes chances de perigo. Já o São Gonçalo se segurou como pôde e conseguiu a manutenção de uma vitória importantíssima na briga por uma vaga nas semifinais do segundo turno.

Resultados e classificação

A penúltima rodada da fase de classificação da Taça Waldir Amaral embolou de vez a disputa pelas duas vagas no mata-mata. O Rio São Paulo assumiu a liderança do Grupo A ao golear o Nova Cidade por 6 a 1, chegando aos 8 pontos - à frente do próprio São Gonçalo e do Pérolas Negras, que empatou com o Serrano, ambos também com 8 pontos. O desempate foi pelo saldo de gols. O 7 de Abril, que empatou em 1 a 1 com o Olaria, chegou aos 7.

Na próxima ronda, a última do segundo turno, o Çalo visita o Serra Macaense. Os outros postulantes às vagas também entram em campo: o Rio São Paulo sai para encarar o Olaria, o Goytacaz recebe o 7 de Abril e o Pérolas Negras pega o Campo Grande fora de casa. Todas as partidas acontecem na próxima quarta-feira (17), às 15h.

< Niterói e São Gonçalo retomam vacinação contra a Covid-19 na próxima terça-feira Saiba quais Seleções já estão garantidas na Copa do Mundo do Catar em 2022 <