Cidades

Niterói promove lives de ciências e cultura nas redes sociais

Imagem ilustrativa da imagem Niterói promove lives de ciências e cultura nas redes sociais
|  Foto: É preciso atualizar o cadastro preenchendo os dados solicitados no site para dar prosseguimento no pedido de emissão do boleto. Foto: Pedro Conforte
Os interessados podem se inscrever através do link para participar ao vivo pelo Zoom ou assistir pelo Facebook Biblioteca Pop Anísio Teixeira. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

A programação de lives do mês de agosto da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação de Niterói está intensa e diversificada. Com transmissão nas redes sociais, o Sistema de Bibliotecas Populares vai promover encontros e debates com autores da cidade, já o Memorial Roberto Silveira vai abordar a Arte na Rede Municipal.

Na próxima terça-feira (17), será realizada a live ''Importância da Arte da Educação'', organizada pelo Memorial Roberto Silveira. A palestra do professor Eires Silveira, formado em História da Arte (UFRJ) e coordenador de Arte da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, vai relembrar também alguns dos projetos já realizados na rede. O encontro, com mediação da professora, mestre em Educação (UFF) e pedagoga da UMEI Alberto de Oliveira, Fernanda Bortone, acontece às 17 horas na página do Facebook Educação Niterói.

Já na quarta-feira (18), às 18h, a Biblioteca Popular Municipal (BPM) Aguinaldo Pereira de Macedo vai debater o projeto NAEBinhio: Ciência na Primeira Infância. O projeto do Núcleo de Apoio Experimental em Bioquímica para o Ensino de Ciência e Biologia (NAEB) da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), promove atividades de ciências e processos biológicos em unidades de Educação Infantil da rede. O objetivo é que as crianças de 2 a 5 anos aprendam a ter uma melhor relação com o ambiente de forma consciente. A palestra é da professora Hellen Jannisy Vieira Beiral, ao lado do bibliotecário Marcelo Marques, coordenador da BPM Aguinaldo Pereira de Macedo, ao vivo na página do Facebook Coordenação de Bibliotecas Populares.

Na quinta (19), às 18h, a BPM Anísio Teixeira promove uma conversa com a autora Elaine Furlani. Formada em Pedagogia (UERJ) e pós-graduada em Orientação Educacional, com especializações na área da Educação Especial, Elaine trabalha com Sala de Recursos na rede municipal. Seu primeiro trabalho editorial é “Vicente aprendeu a ser gente”, onde manifesta duas vocações simultâneas - as de escritora e de ilustradora. Elaine ilustrou o próprio texto a partir de um trabalho artístico baseado na técnica do recorte manual. O evento será transmitido na página do Facebook Biblioteca Pop Anísio Teixeira.

Já na sexta-feira (20), às 18h, a BPM Cora Coralina realizará uma ''Conversa com a filósofa Dília Gouveia'', em comemoração ao Dia Nacional da Filosofia, celebrado em 16 de agosto. Dília é filósofa e escritora, também responsável pela mediação de grupos de estudo de Literatura e Filosofia. O bate-papo transmitido ao vivo no Facebook Biblioteca Popular Cora Coralina, será mediado por Tania Basto, coordenadora da biblioteca e professora da rede.

Já na última sexta-feira do mês (27), às 10h, acontece a próxima edição do Clube de Leitura da BPM Anísio Teixeira. Realizado desde 2016, e com mediação da filósofa e escritora Dília Gouveia, o clube vai debater o livro ''As Horas'', de Michael Cunninghan. Os interessados podem se inscrever através do link para participar ao vivo pelo Zoom ou assistir pelo Facebook Biblioteca Pop Anísio Teixeira. O clube acontece toda última sexta-feira do mês, debatendo uma obra já escolhida previamente.

< PM recupera carro do INEA que foi roubado em São Gonçalo Anderson Silva tem luta de boxa marcada contra ex-campeão do UFC <