Pets

Niterói realiza feira de adoção de cães e gatos neste domingo

Evento será no Campo de São Bento, em Icaraí

Vinte pets entre cães e gatos, todos castrados e vacinados, estarão disponíveis para encontrar novas famílias
Vinte pets entre cães e gatos, todos castrados e vacinados, estarão disponíveis para encontrar novas famílias |  Foto: Divulgação
  

A Prefeitura de Niterói irá realizar, no próximo domingo (19), a primeira campanha de adoção de animais domésticos de 2023, no Campo de São Bento, em Icaraí. O evento será das 10h às 14h e conta com a parceria da Coordenadoria Especial de Defesa Animal (Ceda). Vinte pets entre cães e gatos, todos castrados e vacinados, estarão disponíveis para encontrar novas famílias.

A feira de adoção completou 11 anos de existência neste mês de março e, para comemorar, a Ceda prepara a ampliação das campanhas presenciais para outras regiões da cidade.

Leia +: Causa animal é pauta em debate no Palácio Guanabara

“Este ano iremos investir bastante nas campanhas de adoção de cães e gatos. Estamos planejando a realização de feiras itinerantes em bairros das regiões Norte e Oceânica, não apenas no Campo de São Bento”, afirma Marcelo Pereira, coordenador de Defesa Animal.

Pereira também anunciou a ampliação da área voltada para divulgação de animais que estão para adoção dentro do aplicativo Niterói Animal e também levar as campanhas para outros eventos da prefeitura, como a Feira Agroecológica da Secretaria do Meio Ambiente.

A feira que será realizada neste domingo no Campo de São Bento estará instalada próximo à entrada da Rua Gavião Peixoto. Para conseguir adotar algum pet, os interessados devem ser maiores de 18 anos e passarão por uma entrevista com protetor responsável pelo animal.

No evento também haverá distribuição de cartilhas de conscientização sobre os cuidados com os animais domésticos. Na feira de adoção do ano passado, mais de cem animais, entre cães e gatos, ganharam novos lares.

Investimentos em inovação 

A área de proteção animal tem recebido investimentos da Prefeitura de Niterói em inovação para combater o abandono animal e para a proteção de pets em caso de desaparecimento. Entre as ações está o implante gratuito de microchips nos cães e gatos castrados no Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPD) e no castramóvel, contendo informações sobre o animal e seu tutor.

Ainda este ano, outra iniciativa se somará a esse trabalho: o aplicativo Niterói Animal. Esse recurso irá oferecer uma ferramenta de georreferenciamento que ajudará a localizar animais que se perderem ou forem abandonados na cidade, além de também conseguir ver as fotos dos pets que estão para adoção.

A Ceda também lançou um curso on-line gratuito sobre guarda responsável de animais para servidores municipais e cidadãos niteroienses. São cinco vídeo-aulas que abordam dos cuidados básicos com animais domésticos até a legislação que protege os animais.

< Mega-Sena: prêmio deste sábado chega a R$ 45 milhões Donos de comércios são presos por furtos de energia em São Gonçalo <