Cidades

Niterói segue Maricá e recorre à Justiça para conseguir a vacina Sputnik V

Imagem ilustrativa da imagem Niterói segue Maricá e recorre à Justiça para conseguir a vacina Sputnik V
|  Foto: Pedro Conforte
A tutela de urgência será feita pela Procuradoria Geral do Município. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

Após divulgar a aquição de 800 mil doses da vacina Sputnik V, mesmo sem a aprovação da Agência Nacional de Vigilânica Sanitária (Anvisa), a Prefeitura de Niterói decidiu seguir a vizinha Maricá e entrou com pedido na Justiça Federal para solicitar que a agência libere a aplicação do imunizante russo. A Anvisa justifica que a vacina ainda precisa de relatórios mais detalhados para liberação no Brasil.

A tutela de urgência será feita pela Procuradoria Geral do Município. Conforme o governo municipal, a intenção do recurso é que, caso a Anvisa não se manifeste em tempo hábil pela negativa ou pela autorização da aplicação, o município possa comprar as doses e distribuir de forma autônoma.

Pela nota, o objetivo da prefeitura é vacinar a população o quanto antes e, inclusive, para isso já foram fechados os contratos para compra da Sputnik V.

O prefeito Axel Grael assinou no final de março o contrato para a importar 800 mil doses da vacina russa Sputnik V. Com o acordo, Niterói passou a fazer parte do Consórcio formado por estados do Nordeste e outras duas cidades: Araraquara (SP) e Maricá.

O contrato seguiu para Moscou para a assinatura dos representantes russos e tinha previsão de retornar com um cronograma de entrega do imunizante definido para Niterói. Cada dose custará U$ 9,95.

Eficácia

A Sputnik V é uma vacina registrada em mais de 55 países. O ensaio clínico foi realizado em mais de 31 mil voluntários. A Fase III da pesquisa está sendo realizada nos Emirados Árabes, Índia, Venezuela e Belarus. Os ensaios demonstraram mais de 90% de eficácia da vacina na imunização.

< Salões e academias retornam em Niterói, mas temem reviravoltas da prefeitura Niterói abre inscrições para novas empresas no programa Empresa Cidadã <