Cidades

Salões e academias retornam em Niterói, mas temem reviravoltas da prefeitura

Imagem ilustrativa da imagem Salões e academias retornam em Niterói, mas temem reviravoltas da prefeitura
Administradores de academias temem novos fechamentos e falência de estabelecimentos. Foto: Vitor Soares

"É muito mais do que um negócio"

A frase cheia de esperança, é do empresário, Leonardo Soder, proprietário de uma academia de ginástica no Centro de Niterói, no pimeiro dia de reabertura do setor nesta segunda-feira (19). Academias, assim como outros estabelecimentos de diferentes setores considerados pela prefeitura como não essenciais, ficaram fechados por quase um mês.

A reabertura da unidade acontecia no momento em que um casal de idosos entrava no local.

"Eles vieram agradecer porque precisam da academia. Talvez não pela atividade física, mas por conta do convívio social. Na hora eu fiquei sem saber o que dizer. Porque a gente chega para trabalhar numa situação extremamente complicada, onde existem protocolos e exigências a serem cumpridos. E aí chegam duas pessoas para te agradecer e dizer muito obrigado"

Apesar da liberação, o presidente do Conselho Regional de Educação Física - Niterói, Luciano Gomes, teme que a categoria sofra novamente com fechamento.

"Um novo fechamento decretaria o encerramento de atividades de academias, certamente"

Luciano revela ainda como foram os dias em que o segmento precisou ficar fechado.

"Foram 24 dias difíceis. Depois de ficarmos quatro [meses] no ano passado, um momento bem complicado. Usamos esses dias para alinhar com profissionais, gestores e proprietários a importância de reforçar os protocolos para continuarmos propagando saúde com segurança, que vão continuar os mesmos"

O presidente do Crefi também falou sobre o impacto que o segmento já sofreu desde o início da academia há mais de um ano.

"Infelizmente o impacto desse novo lockdown foi grande. Somou-se meses de fechamento no período de um ano. É inviável para qualquer negócio nos dias de hoje. Tivemos demissões por fechamento de unidades ou corte de custos. Acredito ainda termos algumas ações como essas mais a frente"

Salões e barbearias

Profissionais de salões de beleza e barbearia já foram liberados para retomar as atividades, mas ainda estão inseguros sobre as medidas do governo municipal. Foto: Vitor Soares

Quem também recebeu autorização para reabrir em Niterói foram os salões de beleza e barbearias. A partir da flexibilização, o setor está autorizado a retormar as atividades a partir desta terça-feira (20).

Rodrigo Carvalho, proprietário de uma barbearia no bairro no bairro Ilha da Conceição, Região Central de Niterói, celebra o retorno.

"Precisamos trabalhar e as contas não param de chegar, independente de estar trabalhando ou não. As empresas sequer se preocupam em enviar faturas com desconto por saberem que estamos sem trabalhar, devido à pandemia. Tenho medo de novamente ficarmos fechados, é tudo muito imprevisível. Voltamos a funcionar, mas daqui a uma semana isso pode mudar"

Por conta das restrições, o empresário e cabeleireiro Phill Hilton precisou adiar a abertura do salão de beleza, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói.

"Ficamos com as obras paradas e refletiu diretamente na nossa inauguração. A gente espera poder abrir logo e começar a funcionar em um novo espaço. Porém, tememos a possibilidade de um novo fechamento. Precisamos fazer a nossa parte no que diz respeito ao cuidado com a doença. Por conta de todas as regras de funcionamento, os atendimentos serão restritos com horas marcadas e revezamento de funcionários"

Sindilojas

Presidente do Sindicato de Lojistas de Niterói (Sindilojas), Charbel Tauil, afirma que vai insistir junto à prefeitura para que sejam atendidas as reivindicações que a categoria apresentou há quase um mês ao Executivo.

"Saudamos o anúncio da flexibilização, a qual vemos como algo absolutamente justo, uma vez que a imensa maioria dos empreendedores locais de Comércio e Serviços segue fielmente os protocolos sanitários determinados pelas autoridades. Porém, não é o caso de dizer que estamos satisfeitos, pois principalmente os pequenos e médios empresários estão atravessando graves necessidades acarretadas por todos esses fechamentos e limitações. Precisamos de mais 120 dias de prazo para pagamento de cada parcela do IPTU de 2021, e parcelamento imediato do IPTU de 2020, ambos sem juros nem multa"

Maricá

Academia, pandemia, exercício, Maricá
Box de Crossfit e academia de ginástica teve o período de reabertura prorrogado em Maricá .Foto: Arquivo / Ibici Silva

O período de reabertura das academias e complexos esportivos de Maricá foi prorrogado até dia 25. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Município de sexta-feira (16).

Além do horário de funcionamento estipulado entre 6h e 11h e das 16h às 22h, ficou determinado que os proprietários devem instalar tapete higiênico na entrada dos estabelecimentos; colocar um profissional para aferir a temperatura e ofertar álcool em gel aos atletas antes do acesso à área de exercícios.

Dentro dos espaços, lixeiras com pedal, papel toalha, álcool em gel e o uso da máscara durante toda a série de exercícios tornaram-se obrigatórios, assim como a higienização de todo o material após o uso e a distância mínima de 1,5 m entre os usuários.

Proprietária de uma academia no Centro, Flavia Moraes afirmou não ter dificuldades em seguir o decreto.

"As pessoas que treinam aqui são bem compreensivas. Já malham há bastante tempo, então todos aceitaram obedecer às regras"

Segundo Robson Júnior, de um box de crossfit no Flamengo, desde que houve retorno das atividades em agosto de 2020, as 42 normas estabelecidas pelo Conselho Regional de Educação Física (Cref) passaram a ser seguidas.

"Depois dessa última paralização das atividades de dez dias, que todo mundo sofreu, nós orientamos nossos alunos a terem os mesmos cuidados que tem aqui, também fora da área de treino, para não trazerem ou levarem a doença para casa"

< Prefeito de Niterói atribui queda de internações a restrições e volta a atacar vizinhos Niterói segue Maricá e recorre à Justiça para conseguir a vacina Sputnik V <