Sufoco

Niterói, SG, Maricá e Itaboraí podem ficar sem água a qualquer hora

Problema em virtude da paralisação do Sistema Imunana-Laranjal

Abastecimento está comprometido devido à paralisação no Sistema Imunana-Laranjal
Abastecimento está comprometido devido à paralisação no Sistema Imunana-Laranjal |  Foto: Péricles Cutrim

A Águas de Niterói comunicou que o fornecimento de água na cidade está comprometido nesta quarta-feira (3) devido à paralisação do Sistema Imunana-Laranjal, operado pela Cedae. Uma equipe da concessionária está no local, em São Gonçalo, para acompanhar os esforços de restabelecimento do sistema, previsto para o final do dia desta quarta. O desabastecimento também pode afetar São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. 

A operação do Sistema Imunana-Laranjal precisou ser interrompida por conta da alteração da qualidade da água bruta (ainda não tratada) no manancial de captação. Técnicos da Cedae intensificaram o monitoramento e aguardam a normalização das condições no manancial para retomar as atividades, garantindo a qualidade da água que será distribuída à população.

Leia +: Torneiras secas! Niterói pode ficar sem água a qualquer momento

A Cedae informou ainda que acionou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e uma equipe de emergência foi ao local para tentar identificar a origem do poluente encontrado, um produto químico conhecido como tolueno.

A Cedae e o Inea, no entanto, tranquilizam a população de que não há risco de a substância chegar às residências porque a captação só será retomada quando a água estiver totalmente adequada para consumo humano.

A Cedae revelou que monitora a água em tempo real, mas, por enquanto, ainda não há um prazo para que o sistema volte ao normal. Por isso, a orientação é para que a população faça uso consciente da água, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.

< Torneiras secas! Niterói pode ficar sem água a qualquer momento Jovem estrangeira denuncia ter sido vítima de estupro coletivo <