Parceria
Acordo leva mais ordem e segurança à orla de Niterói
O foco é aumentar a segurança de banhistas e embarcações

A Prefeitura de Niterói firmou, nesta quarta-feira (2), um acordo de cooperação técnica com o Primeiro Distrito Naval e a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. O objetivo é reforçar a segurança e o ordenamento da orla da cidade. A assinatura aconteceu no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e reuniu representantes civis e militares.
O prefeito Rodrigo Neves recebeu o vice-almirante Thadeu Lobo, comandante do Primeiro Distrito Naval, e o capitão de Mar e Guerra Luciano Calixto, capitão dos Portos do Rio, para oficializar a parceria. O encontro também contou com a presença da vice-prefeita Isabel Swan, do secretário executivo Felipe Peixoto, do secretário municipal de Ordem Pública Gilson Chagas e do ex-prefeito Axel Grael.
“Niterói tem uma vocação marítima incontestável. Nossa cidade é voltada para o mar e tenho certeza que essa parceria vai trazer muitos frutos através da cooperação com o Primeiro Distrito Naval e com a Capitania dos Portos”, afirmou o prefeito.
O foco do acordo é aumentar a segurança de banhistas e embarcações em áreas próximas à faixa de areia, até 200 metros da costa. Para o vice-almirante Thadeu Lobo, a iniciativa reforça o cuidado com a vida no mar e o incentivo ao turismo náutico.
“A parceria da Marinha com Niterói vem se intensificando ao longo das décadas. Esse acordo é muito importante para a salvaguarda da vida humana no mar, com foco na área adjacente às praias do município que vai da faixa de areia até a linha de 200 metros de distância da costa. Gostaria que mais cidades tivessem essa preocupação”, disse o comandante.
No início do ano, a Prefeitura já havia realizado, em conjunto com a Capitania dos Portos, um curso voltado para 25 guardas municipais. A capacitação incluiu aulas teóricas e práticas para operação de pequenas embarcações e motos aquáticas usadas em ações de ordenamento na orla da cidade.
Retrato da segurança nas orlas de Niterói
Apesar do reforço anunciado, as orlas de Niterói apresentam cenários diferentes quando o assunto é segurança pública. Em bairros como Icaraí, São Francisco e Charitas, moradores e comerciantes relatam um ambiente mais tranquilo. Já na Região Oceânica, o aumento de roubos tem chamado atenção.
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), a área da 77ª DP (Icaraí) registrou 24 roubos em abril deste ano, número levemente inferior aos 26 registrados no mesmo mês de 2024. Em São Francisco e Charitas, que fazem parte da 79ª DP (Jurujuba), foram 18 casos neste ano contra 16 no ano passado, uma variação considerada estável.
Na contramão, a Região Oceânica teve um salto nos números. Foram 25 roubos registrados em abril de 2025, contra apenas seis no mesmo período de 2024. O dado acende um alerta para ações mais efetivas na área, que também faz parte da faixa litorânea da cidade.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!