Maçarico
Alerta de calor extremo atinge Niterói e São Gonçalo
Previsão indica tempo firme e sensação térmica elevada

A véspera de Natal começou sob calor extremo em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A cidade integra a lista de municípios fluminenses em alerta do estado, com previsão de tempo firme e temperaturas muito altas ao longo dos próximos dias. Em Icaraí, na Zona Sul da cidade, termômetros marcaram até 44 °C ao meio-dia.
Além de Niterói, outras nove cidades estão na mesma categoria, como São Gonçalo, Itaboraí e Seropédica. Ao todo, o alerta vale para os 92 municípios do estado do Rio, com diferentes níveis de intensidade do calor.
De acordo com o Monitora RJ, ferramenta da Secretaria de Estado de Saúde, 22 municípios devem enfrentar excessos de calor entre quinta-feira (25) e os próximos dias. As classificações variam entre leve, severo e extremo, a depender do risco à saúde da população (veja a lista abaixo).
Enquanto Niterói aparece no grupo mais crítico, cidades como Maricá, Nova Iguaçu e a capital fluminense estão em calor severo, e outras, como Araruama e Volta Redonda, em nível leve.
- Calor extremo: Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Niterói, Paracambi, Piraí, Queimados, São Gonçalo e Seropédica.
- Calor severo: Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Belford Roxo, Maricá, Rio de Janeiro, Saquarema e Tanguá.
- Calor leve: Araruama, Guapimirim, Pinheiral, Rio Bonito e Volta Redonda.
A orientação dos órgãos de saúde é redobrar os cuidados: beber água mesmo sem sede, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, usar roupas leves e protetor solar, além de procurar atendimento médico em caso de mal-estar, tontura ou sinais de estresse térmico.
Previsão até domingo
Até domingo (28), o tempo segue firme em Niterói, São Gonçalo e Maricá, com dias ensolarados e temperaturas elevadas. Na sexta-feira (26) e ao longo do fim de semana, o sol predomina em praticamente todo o estado, com chance de pancadas de chuva isoladas apenas no interior durante a tarde.
Quem pensa em ir à praia encontra mar mais tranquilo: as ondas na região devem ficar abaixo de 1 metro. Na Região dos Lagos, elas podem chegar a 1 metro, ainda consideradas pequenas.
Rio entra no nível 3 de calor
O município do Rio de Janeiro entrou no nível 3 do Protocolo de Calor às 15h50 desta quarta-feira (24), véspera de Natal. O estágio é acionado quando há registro de índices elevados de calor, entre 36°C e 40°C, com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
De acordo com o Alerta Rio, no fim de tarde e durante a noite desta quarta, o céu ficará parcialmente nublado, sem previsão de chuva na capital. Os ventos estarão moderados, e as temperaturas seguem elevadas.
O nível 3 antecede os dois estágios mais críticos do protocolo. A prefeitura reforça as orientações para que a população aumente a ingestão de líquidos, evite exposição direta ao sol nos horários mais quentes e procure atendimento médico em caso de mal-estar.
A Prefeitura reitera que a mudança no estágio do Protocolo de Calor não altera o estágio operacional da cidade, que segue sendo o 1.

André Silva
Repórter
Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



