Portarias
Atenção, passageiros! Mudanças radicais nas linhas de ônibus de Niterói
Unificação de linhas, extinção de trajetos e novos horários

A partir desta sexta-feira (19), quem utiliza o transporte público em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, vai enfrentar algumas mudanças significativas, conforme apurou o ENFOCO. É que haverá unificação de algumas linhas de ônibus, mudanças nos itinerários e até a extinção de outras.
Orquestradas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), as alterações afetam principalmente as linhas operadas pelos consórcios Transnit e Transoceânico, que gerenciam o transporte coletivo na cidade.
O que muda?
Entre as mudanças, está a unificação das linhas 24 (Palmeiras x Terminal) e 24A (Palmeiras x Gragoatá). A partir de agora, essas duas linhas serão combinadas em uma única linha, chamada Linha 24 (Palmeiras x Gragoatá - Via Terminal).
Isso significa que o trajeto será mais direto, conectando os bairros de Palmeiras e Gragoatá ao Terminal João Goulart, mas também alterando alguns pontos de parada ao longo do caminho.
Além disso, a Linha 43-1 (Fonseca x Centro x Icaraí – Via 22 de Novembro) será extinta. Para compensar a extinção dessa linha, os passageiros poderão usar outras opções de transporte, como as linhas 49.1, 49.2, 43.2, 21 e 22.
Integração
A boa notícia é que, com o Bilhete Único de Niterói (BUN), será possível integrar essas linhas pagando apenas uma tarifa.
Outro ponto importante é a suspensão temporária das linhas 66A (Barreto x Icaraí) e 29 (Centro x Largo do Cravinho – Circular), que não estarão em operação por um período ainda não definido. Isso pode causar transtornos para quem depende dessas rotas, mas a Semobi não especificou quando as linhas voltarão a operar normalmente.
A linha 40A (Largo da Batalha x Centro) também foi oficialmente extinta. Conforme a Prefeitura, os passageiros poderão utilizar as linhas 40, 44, 35, 36, 38A, 39A e 34, todas com cobertura parecida e possibilidade de integração usando o BUN.
Novos horários e intervalos
As portarias também definem novos intervalos de frequência, ou seja, o tempo entre um ônibus e outro, tanto para as linhas do Consórcio Transnit quanto do Transoceânico. Isso pode significar mais regularidade em alguns trajetos e alterações nos horários de pico, mas tudo depende da adaptação das empresas e do monitoramento da prefeitura. Veja os horários na íntegra, entre as páginas 3 e 15, clicando aqui.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!