Segurança
‘Big Brother’ do CISP chega aos cemitérios de Niterói
Monitoramento por câmeras será reforçado

Niterói pretende ampliar o alcance de seu sistema de monitoramento por câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), agora para os cemitérios municipais. O ENFOCO apurou que a Secretaria Municipal de Mobilidade e Infraestrutura abriu um processo para contratar uma empresa especializada em instalação e manutenção de câmeras de segurança (CFTV IP) nesses espaços.
O contrato inclui o fornecimento de todo o material, equipamentos e mão de obra necessários à operação. A medida faz parte do plano de expansão do CISP, que concentra e integra as imagens de centenas de câmeras espalhadas pela cidade.
Em resposta à reportagem, a Prefeitura reforçou que “tem realizado um processo contínuo de investimentos que melhoram a segurança pública do município. A instalação de câmeras de segurança em cemitérios faz parte do plano de expansão em monitoramento e segurança do CISP”.
Atualmente, Niterói tem três cemitérios municipais: o Maruí, o São Francisco e o de Itaipu. A Prefeitura administra esses três locais, que recebem diversas ações de manutenção e ordenamento, especialmente em datas comemorativas.
Com a nova etapa, o sistema de vigilância da cidade, que já cobre ruas, praças e áreas de grande circulação, passará a incluir também os cemitérios, em uma tentativa de coibir furtos, vandalismo e outros delitos nesses locais.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




