Barulho

Construção de luxo tira o sono de moradores em Niterói

Segundo relatos, obras ultrapassam horários permitidos

As obras estão sendo conduzidas pela empresa Soter
As obras estão sendo conduzidas pela empresa Soter |  Foto: Arquivo Pessoal

A construção de um prédio de luxo tem tirado o sono de moradores do bairro Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Segundo relatos, os operários começam a fazer barulho antes do horário estabelecido pela prefeitura. A perturbação é tanta que a Polícia Militar chegou a ser acionada nesta terça-feira (2).

As obras estão sendo conduzidas pela empresa Soter, na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, de frente para a Praia de Icaraí, com previsão para ser concluída em 2025, de acordo com moradores.

Segundo a autônoma Landa Góes, de 44 anos, há uma ordem da prefeitura que estabelece os horários de trabalho de segunda a sexta-feira, das 8h até às 17h, sendo permitido, em dias solicitados, a extensão do horário até às 20h para o serviço de concretagem. Mas isso, conforme o relato, não vem sendo respeitado.

"Poeira, barulho, desrespeito de horário, moradores estressados, prédio com crianças e idosos. Uma falta de dignidade o que estamos vivendo.  Estamos há um ano passando por isso, achando que vai melhorar, mas a cada dia piora, ninguém aguenta mais. Além do barulho e poeira, existem danos físicos em volta de todos os prédios por conta da construção", desabafa. 

Em um vídeo enviado ao ENFOCO, é possível ver que no dia 11 de dezembro, por volta das 7h da manhã, a movimentação de operários já era intensa no local, e os barulhos também. Assista abaixo:

O prédio, que recebe o nome de 'The Edge', vai contar com luxuosas suítes de 140m² a 356m², como consta no site oficial da empresa. Além disso, terá piscina, deck, jardins de Burle Marx, bar da piscina, massagem, sauna, entre outras opções de lazer. 

Multa

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói informou que os responsáveis pela obra já foram notificados e multados no valor de R$ 12.550.58.

"O órgão vai reforçar a fiscalização no local em horários diferenciados e, em caso de reincidência, a obra poderá ser embargada", enfatizou.

O que diz a empresa?

Procurada, a Soter Engenharia disse que "é uma empresa com mais de 57 anos de existência e 6.500 unidades construídas e entregues à sociedade de Niterói".

A empresa acrescenta, em nota, que "tem compromisso e se orgulha de fazer parte da comunidade niteroiense. Justamente por isso sempre respeita os horários legais estabelecidos para a realização de obras, mantendo regular todas as licenças e comunicações legais com os órgãos responsáveis".

< Rachaduras em rua acendem alerta entre moradores de São Gonçalo Carga de R$ 250 mil em ovos recuperada com acusado de receptação <