Logo Enfoco


    Corrida

    Desafio da Ponte volta a reunir atletas após anos de espera

    A largada aconteceu no Caminho Niemeyer, em Niterói

    Publicado 03/08/2025 às 9:24 | Autor: Tiago Souza
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Após 12 anos fora do calendário esportivo, a corrida de 21 km voltou com força total
    Após 12 anos fora do calendário esportivo, a corrida de 21 km voltou com força total |  Foto: Péricles Cutrim

    O retorno do Desafio da Ponte levou emoção e adrenalina para mais de 5 mil atletas na manhã deste domingo (3). Após 12 anos fora do calendário esportivo, a corrida de 21 km voltou com força total, transformando a ponte Rio–Niterói em palco de superação e energia coletiva.

    A largada aconteceu às 6h30, no Caminho Niemeyer, em Niterói, e reuniu corredores de diferentes regiões em direção à Praça Mauá, no Rio de Janeiro. Homens, mulheres, veteranos e novatos dividiram a pista com um objetivo em comum: viver a experiência única de cruzar a ponte a pé.

    Entre os participantes, a moradora de Itaipu Daniele Americano, conhecida como "Menina Coragem", foi uma das primeiras a iniciar o percurso. Ela se preparou por um ano para o momento.

    "Eu estou muito animada, comecei a treinar há um ano. É a realização de um sonho", contou, visivelmente emocionada.

    • Daniele Americano se preparou por um ano para a corrida deste domingo
      Daniele Americano se preparou por um ano para a corrida deste domingo | Foto: Péricles Cutrim
    • Para Jhonatan Jhonny, o momento ficará marcado em sua vida
      Para Jhonatan Jhonny, o momento ficará marcado em sua vida | Foto: Péricles Cutrim
    • A corrida reuniu mais de 5 mil atletas
      A corrida reuniu mais de 5 mil atletas | Foto: Péricles Cutrim
    • A pista foi divida entre veteranos e novatos
      A pista foi divida entre veteranos e novatos | Foto: Péricles Cutrim

    Já Paulo Estaves, morador de Irajá, participou com entusiasmo mesmo após uma maratona recente.

    Aspas da citação
    É muito bom estar com esse pessoal aqui. É uma corrida icônica, é um privilégio participar disso daqui. Já estava em treinamento há seis meses
    Paulo Estaves, morador de Irajá
    Aspas da citação

    Para muitos, o evento vai além da competição, representa um marco pessoal, uma conquista que ficará eternizada na memória. Foi o caso do morador de Marambaia, em São Gonçalo, Jhonatan Jhonny Costa.

    "É um sonho que eu estou realizando. Foram 12 anos esperando essa corrida. Agora, sempre que eu passar pela ponte de ônibus ou de carro, vou lembrar que passei por ali a pé", disse.

    Teste para Niterói e Rio

    O Desafio da Ponte é considerado um teste para as duas cidades, que lançaram uma candidatura para sediarem juntas os jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. Provas que possam ser realizadas entre as duas cidades estão nos planos propostos à Panam, entidade responsável pelos jogos. A escolha da sede será divulgada no dia 10 de outubro, no Chile.

    Interdições na ponte

    Devido à realização da corrida na Ponte Rio–Niterói, o trânsito ficou bastante congestionado, especialmente no sentido Rio, durante o evento. Três faixas foram interditadas em ambos os sentidos ao longo do percurso.

    Às 8h05, no sentido Niterói, duas faixas estavam liberadas e duas interditadas entre o Mocanguê e o pedágio. O tempo de travessia era de aproximadamente 13 minutos, com fluxo moderado.

    No sentido Rio, no mesmo horário, três faixas seguiam bloqueadas, restando apenas uma faixa liberada. A travessia chegava a 35 minutos. A previsão de liberação total do fluxo nos dois sentidos é 12h.

    Esquema no trânsito em Niterói

    A Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) programou diversas mudanças na circulação de veículos no Centro da cidade. Desde as 21h de sábado (2) até as 10h de domingo (3), houve interdição total da Rua Professor Plínio Leite e de trechos das ruas Doutor Fróes da Cruz, Saldanha Marinho e Marquês de Caxias, no trecho entre a Rua Professor Plínio Leite e a Avenida Visconde do Rio Branco.

    Durante o mesmo período, a Avenida Feliciano Sodré teve interdição parcial: as três faixas da esquerda, no sentido Centro, foram bloqueadas entre a Rua Professor Plínio Leite e a rampa de acesso à Ponte Rio–Niterói.

    A organização da corrida ficou responsável pela contratação de operadores privados de trânsito para atuar tanto no entorno do Caminho Niemeyer quanto ao longo do trajeto até a ponte. Também foi exigido apoio operacional com equipes especializadas em gerenciamento de tráfego.

    As medidas foram monitoradas em tempo real por equipes da NitTrans, que acompanharam as operações para realizar ajustes necessários e garantir a segurança de motoristas, pedestres e participantes da prova.

    Esquema especial no Rio

    No lado carioca, a CET-Rio implantou uma operação especial de tráfego entre meia-noite e 12h deste domingo, com o objetivo de assegurar a segurança dos corredores e minimizar os impactos no trânsito da cidade.

    Durante esse intervalo, diversas vias foram interditadas, sobretudo nas conexões entre a Ponte Rio–Niterói e os principais acessos ao Rio. O encerramento da corrida foi previsto para as 9h30, na Praça Mauá, na zona portuária.

    A operação contou com 50 agentes, incluindo profissionais da CET-Rio, guardas municipais e orientadores de tráfego. Eles atuaram para manter a fluidez, orientar pedestres e motoristas, coibir o estacionamento irregular e coordenar os bloqueios viários.

    O monitoramento do trânsito foi feito a partir do Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), com uso de câmeras e possibilidade de ajustes em tempo real na programação dos semáforos, garantindo melhores condições viárias durante o evento.

    Horários extras nas barcas

    As barcas tiveram partidas adicionais neste domingo para atender os atletas inscritos no Desafio da Ponte 2025, no trajeto Praça XV–Arariboia. O Consórcio Barcas Rio realizou viagens extras nos seguintes horários: 4h40, 4h50, 5h10, 5h30 e 5h50.

    A partir das 6h, foi retomada a grade regular de domingo, com atendimento ao público em geral. O horário de embarque de cada participante, antes da corrida, estava indicado na pulseira retirada previamente junto com o kit do atleta.

    O retorno dos corredores após o evento também está garantido, mas dentro da grade regular das barcas, respeitando a capacidade de lotação das embarcações.

    Tags

    Tiago Souza

    Tiago Souza

    Repórter sob Supervisão

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Foragido cheio de anotações criminais é preso em Niterói

    Relacionados em Niterói