Niterói

Descida da Caixa D'Água passará por obras após acidentes

Radar também deve ser instalado no trecho da RJ-104

Área de escape será construída no trecho conhecido como 'descida da Caixa D'água'
Área de escape será construída no trecho conhecido como 'descida da Caixa D'água' |  Foto: Pericles Cutrim

Após uma série de acidentes graves no trecho conhecido como 'descida da Caixa D'Água', na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104), altura do Fonseca, Zona Norte de Niterói, uma obra foi finalmente licitada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O local, marcado por sua inclinação acentuada, será o foco de intervenções visando aumentar a segurança viária. Já está programada, ainda, uma licitação para implantação de radar eletrônico no local. As informações foram confirmadas pelo Governo do Estado, ao ENFOCO.

Leia+: Sete pessoas ficam feridas no acidente com caminhão na Alamenda

Leia+: Acidente envolvendo seis veículos deixa feridos na Alameda

Leia+: 'Foi livramento', diz vítima que escapou de acidente na Alameda

Segundo o DER, a obra está em fase de tramitação interna, com uma licitação específica para a implantação do radar eletrônico já programada.

Pedido antigo

A medida atende a uma antiga reivindicação do vereador de Niterói, Renato Cariello (PDT), que desde 2021 vem pressionando as autoridades por melhorias no trecho, após um acidente fatal envolvendo vários veículos.

O nosso dever é cobrar das autoridades competentes uma solução. O trecho de declive termina em uma área urbana, de grande movimento de carros e pedestres, colocando em risco nossa população Renato Cariello, vereador

O parlamentar propôs a criação de uma área de escape na extensão do acostamento da rodovia, similar às utilizadas em regiões serranas do país, para proporcionar uma rota de emergência a veículos descontrolados.

Perigos

O motorista Adriano Barcelos, de 38 anos, relatou sua experiência constante com os perigos da via.

“Eu passo pelo local dia e noite. Semana passada mesmo eu vi um acidente, aconteceu tudo muito rápido. O caminhão bateu na traseira do ônibus. São vários acidentes que já foram registrados, espero que essa obra acabe com isso, porque é muito triste ver uma pessoa saindo para trabalhar e perder a vida em trágicos acidentes como estes”, disse.

Acidentes

Desde 2019, pelo menos seis acidentes envolvendo caminhões foram registrados no local. Na última sexta-feira (17), um motorista de caminhão ficou ferido após perder o controle do veículo e bater na traseira de um ônibus, parando somente ao colidir com um muro.

Testemunhas relataram que o motorista tentou evitar atropelar pedestres, e com isso, bateu na traseira do coletivo.

< Ex-deputado estadual é condenado por postagem racista capa 210524 <