Fraternidade
Devota atravessa estado para celebrar Santo Antônio em Niterói
Fiéis lotaram Paróquia Porciúncula de San'Ana, em Icaraí
Tradição em Niterói, a Festa de Santo Antônio, na Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, em Icaraí, arrastou devotos de diversos cantos do Estado do Rio, nesta quinta-feira (13).
Uma delas é a Valéria Matos, 67 anos, que participa pela primeira vez do evento na cidade. Vinda de Cordeiro, no interior do Rio, ela trouxe sua fé e esperança, e fez promessas por seus filhos.
"A gente sempre pede as bênçãos e graças. Eu tenho a medalhinha dele. Ele é um santo muito importante para a igreja, pois ele se entregou de corpo e alma para Jesus”, disse emocionada, antes de assistir a missa.
O evento é conhecido na região, e une a comunidade local em um momento de alegria e devoção.
O tema deste ano, "nos caminhos da fraternidade com Santo Antônio", propõe uma reflexão sobre a fraternidade em diversas áreas da vida, destacando a importância de ajudar o próximo e fortalecer os laços comunitários.
Bispo auxiliar da arquidiocese de Niterói, Dom Geraldo de Paula Souza, ressaltou a importância de Santo Antônio para à Igreja e à comunidade.
Ele destacou o espírito de fraternidade e solidariedade que a festa inspira, lembrando que Santo Antônio é conhecido por seu olhar especial para com os pobres e por distribuir pães aos necessitados.
"Esse espírito de fraternidade, de solidariedade é muito importante nós cultivarmos nos dias de hoje," afirmou Dom Geraldo.
Maria Elisa Costa da Silva faz aniversário no dia da comemoração. Aos 89 anos, ela tem uma ligação profunda com o santo, visitando a paróquia todas as semanas.
"Eu sinto ele perto de mim, tenho ele em casa, em retrato. Fraternidade para mim é ter uma boa união com os irmãos, empatia e ajudar o próximo," contou Maria Elisa, animada pela missa.
Programação
“Com Santo Antônio te seguirei, Senhor!”
Trezena de Santo Antônio
31 de maio a 12 de junho
Missas – durante a semana e domingo: 18h
Sábado: 16h
Dia de Santo Antônio – 13 de junho
Missas: 6h30, 8h, 9h30, 11h, 15h, 17h e 19h
Bênção de Santo Antônio: nas missas e, após às 12h30, a cada meia hora.
Procissão após a missa das 19h.
Distribuição de pães: a partir das 8h.
Bolo de Santo Antônio: a partir das 8h.
Festa de Santo Antônio na Rua Miguel Couto
Dia 13 – Quinta-feira
8h às 22h
Dia 14 – Sexta-feira
16h às 22h
Dia 15 – Sábado
11h às 22h
Angu à Baiana
Dias 13 e 15 de junho no salão de festas
11h às 15h. Convites: R$25,00
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!