Padroeiro

Dia de São João é feriado em Niterói? Veja festas do santo junino

Cidade está recheada de eventos comemorativos

Esse ano, o santo do Catolicisto vai ganhar um festival para chamar de seu
Esse ano, o santo do Catolicisto vai ganhar um festival para chamar de seu |  Foto: Arquivo / Péricles Cutrim

O Dia de São João Batista, padroeiro de Niterói, é considerado feriado municipal, confirmou a Prefeitura, ao ENFOCO, nesta quinta-feira (20). Isso ocorre por meio da Deliberação Nº 1903/53.

Esse ano, o santo do Catolicisto vai ganhar um festival para chamar de seu, na cidade; além da tradicional programação na Catedral de São João, a partir deste sábado (22), com atrações variadas. A Praça do Povo, no Caminho Niemeyer, recebe vários artistas no dia 30 de junho.

O objetivo é angariar fundos para ajudar na construção da catedral projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Vai ter de tudo um pouco, desde quadrilha do Balão Dourado e comidas típicas até grandes shows com Ilmar Quintanilha, Gabriela de Sá e a banda Rosa de Saron.

As celebrações já começaram antes, no último dia 15, com a novena para o padroeiro na Catedral de São João Batista. Até o dia 23, a programação contará com missas e novenas todos os dias. Entre os dias 22 e 24, os festejos incluem apresentações musicais, comidas típicas e brincadeiras na Catedral.

"Com espírito de alegria e de confiança em Deus, gostaríamos de convidar a todos para participarem do Festival de São João, padroeiro de nossa cidade de Niterói e também de nossa Arquidiocese. Com esse evento, continuamos a promoção da Nova Catedral de São João Batista, que está sendo construída no Caminho Niemeyer e que será um grande pólo de promoção religiosa, cultural e social da cidade de Niterói e de todos aqueles que por aqui passarem", afirma o arcebispo de Niterói, Dom José Francisco.

No dia do padroeiro, 24 de junho, haverá missas às 8h, 9h30, 11h, 14h, 15h30, 17h, além da procissão às 18h30, que vai percorrer as ruas da cidade. O tradicional angu à baiana será às 12h.

Já no dia 30 de junho, as festividades acontecem na Praça do Povo, no Caminho Niemeyer, pela primeira vez, em uma parceria inédita entre a Prefeitura de Niterói e a Arquidiocese de Niterói. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis, a partir do dia 1, neste site. É necessário levar 1kg de alimento não perecível que será doado para as obras sociais.

< Bárbara Evans faz 'combo' de cirurgias após parto de gêmeos 'Acho brega', dispara ex-BBB sobre uso de aliança com Viih Tube <