Punição
Dono de obra clandestina em shopping de Niterói é multado
Após desabamento, lojistas ficaram sem trabalhar por 10 dias
Intimadas e multadas em R$ 4.163,60 cada uma. É isso o que ocorreu com a engenheira responsável pela obra e a inquilina do imóvel do 4º andar do Centro Comercial Icaraí, popularmente conhecido como “Shopping das Galinhas”, em Niterói, cujo fachada desabou no último dia 7. A informação é da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade.
Segundo a Defesa Civil Municipal, o dono da obra foi obrigado a interromper imediatamente o serviço, e a reportagem do ENFOCO apurou que as obras seriam para construção de uma unidade da rede de academias FlaFitt, que iria inaugurar em breve.
Leia+: Lojistas fecham rua de Icaraí após desabamento de shopping
Leia +: Fachada de shopping desaba na Zona Sul de Niterói; vídeo
Leia +: Shopping em Icaraí volta a funcionar após fachada desabar
De acordo com a Prefeitura de Niterói, a cobrança das multas será realizada pela Secretaria Municipal de Fazenda após finalização de trâmites internos. Caso não sejam pagas, entrará em Dívida Ativa.
Ainda de acordo com a Prefeitura, as obras ainda estavam em fase inicial. E para retorno da construção, serão necessárias a desinterdição por parte da Defesa Civil e a apresentação de Licença de Obras compatível com a execução.
Fachada da academia desabou há 12 dias
Na madrugada do dia 7 de julho, parte da fachada do que seria uma academia desabou no "Shopping das Galinhas", que fica na Rua Engenheiro Guilherme Greenhalgh. Felizmente não houve feridos, mas carros que estavam na calçada foram danificados. Lojistas ficaram impossibilitados de trabalhar por 10 dias.
Nesta quarta-feira (17), a Defesa Civil autorizou o funcionamento das lojas do Complexo Comercial de Icaraí, que 85 estabelecimentos. Entretanto, a parte externa, que fica em frente ao imóvel, continuará interditada até a conclusão da limpeza da obra e a retirada de escombros.
Por conta da entrada prinicipal estar fechada, lojistas e clientes usam a lateral para acessar o prédio, através do Edifício Emmanuel Filho, onde há uma placa com a inscrição “Acesso Sobreloja”.
Procurada pelo ENFOCO, a academia FlaFitt não respondeu aos questionamentos da reportagem até a postagem da reportagem.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!