Dá tempo!
Férias no fim, mas ainda há vagas em creches de Niterói e SG
Veja como fazer a inscrição e esclarecer dúvidas

As férias escolares estão no fim, mas pais e responsáveis que buscam uma vaga em Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), nas redes públicas de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, ainda podem tentar uma chance. Isso porque, além da tradicional pré-matrícula, que acontece todo ano em dezembro, o atual período também traz oportunidades de vagas remanescentes.
E, neste momento, o processo pode ser mais ágil e direto para quem ficou de fora da primeira etapa, ou para aqueles que se mudaram para as respectivas cidades recentemente.
Ao contrário do período de alta demanda, onde as filas podem ser mais extensas, nesse período os responsáveis podem receber a resposta quase que imediata, desde que haja disponibilidade nas unidades.
Onde se inscrever?

Em São Gonçalo, a inscrição para as vagas remanescentes está um pouco diferente. Devido à manutenção no site, é necessário que os responsáveis compareçam pessoalmente ao setor de matrícula da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Uriscina Vargas, nº 36, Mutondo.
Lá, eles poderão escolher a unidade mais próxima de sua residência e verificar as vagas disponíveis. Quem chega com a documentação correta, tem a chance de já sair com a matrícula garantida. Os documentos necessários, são:
- Certidão de nascimento (original e cópia);
- Carteira de vacinação (até 6 anos de idade) (original e cópia);
- Cartão do S.U.S. do candidato e NIS com némeração do menor (Cópia);
- Especificação oficial do tipo sanguíneo (original);
- CPF e RG do aluno (original e cópia);
- Comprovante de residência com CEP (original e cópia);
- 2 fotos 3x4 (atualizadas em cada renovação de matrícula);
- Histórico escolar ou declaração provisória de escolaridade, constando o ano escolar para qual o discente está habilitado (original);
- RG e CPF do pai/mãe/responsável legal (original e cópia);
- Laudo médico em caso de PCD (cópia);
- Documento judicial de guarda do menor se for o caso (cópia).
Mais creches
Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, a rede municipal de Educação tem como prioridade a construção de creches, tendo inaugurado 3 novas unidades voltadas para Educação Infantil, nos bairros Marambaia, Jardim Bom Retiro e Almerinda.
Mais três novas unidades serão inauguradas no segundo semestre de 2025, nos bairros Porto do Rosa, Jardim Miriambi e Anaia Grande. Esta iniciativa garante, pelo menos, mais 600 vagas para a etapa em ensino integral, ainda de acordo com o município.
Além disso, a cidade também conta com 39 creches conveniadas, espalhadas por pontos estratégicos, para facilitar o acesso à educação.
Niterói

A Secretaria Municipal de Educação de Niterói informa que na Educação Infantil, o crescimento foi expressivo em 2025: foram criadas mais de 1,2 mil vagas. No Grupo de Referência de Educação Infantil (GREI) 1, que atende bebês de 1 ano, o aumento de vagas foi de 181%, o maior já registrado na história da cidade. Já no GREI 2, que atende bebês de 2 anos, o crescimento foi de 48%.
Neste ano, mais de 10 mil novas matrículas foram realizadas na Rede Municipal de Educação, considerando todas as etapas de ensino, tanto nas unidades municipais quanto no Programa Escola Parceira, que oferece bolsas de estudo em escolas particulares na Educação Infantil, totalmente custeadas pela Prefeitura.
Em julho, foram registradas pouco mais de 100 novas solicitações de matrícula na etapa permanente, que permanece aberta ao longo de todo o ano letivo, por meio do site (clique aqui). As inscrições são analisadas conforme critérios previstos em edital, como a comprovação de residência em Niterói.
Os resultados são enviados duas vezes por semana para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Por isso, é fundamental que os responsáveis acompanhem regularmente sua caixa de entrada.
Dúvidas podem ser esclarecidas presencialmente no Espaço 300, localizado na Rua Visconde do Uruguai, nº 300, no Centro de Niterói.
'Esse resultado reflete os investimentos da Prefeitura em ampliar o acesso à educação pública, por meio da inauguração de novas unidades e da reorganização da rede', enfatiza a nota da Secretaria Municipal de Educação de Niterói.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!