Pare!
Flagrante do perigo: motoristas ignoram sinal de trânsito em Niterói
Situação tem gerado riscos em área perto de escola
Apesar de funcionar perfeitamente, o sinal vermelho tem sido 'invisível' para determinados motoristas que passam pela Avenida Rui Barbosa, no bairro São Francisco, Zona Sul de Niterói, ao longo dos últimos meses, gerando riscos de acidentes.
Segundo as denúncias, as infrações de trânsito têm se tornado uma preocupação constante. Com medo, moradores e pedestres que transitam pela região, diariamente, pedem reforço na fiscalização.
É que mesmo com o 'semáforo fechado', muitos condutores ignoram a sinalização e avançam o sinal vermelho, colocando em risco a segurança de todos, como constatou o ENFOCO no último dia 10.
A moradora Maria das Graças Andrade relatou a frequência com que pedestres enfrentam situações de perigo.
"A maioria tem medo de atravessar isso aqui. A moto avança direto, os carros também estão avançando direto. Quem fica parado ali, tem que prestar atenção se o carro vai parar mesmo. Não tem aquele respeito", desabafou.
Outro ponto de alerta é o entorno de uma escola localizada na avenida. Apesar de estar em período de férias, a movimentação de crianças preocupa moradores como Maria de Lurdes Barbosa.
“Tem o colégio, agora estão de férias, né? As crianças ficam olhando a rua e aí correm para atravessar. O sinal fechado aqui é muito perigoso. Antes não era não, mas de uns dias para cá tudo está tendo falta de respeito”, destacou.
Os relatos reforçam a necessidade de maior fiscalização e conscientização no trecho. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, avançar o sinal vermelho é considerado infração gravíssima. O valor da multa é de R$ 293,47.
O que diz a NitTrans?
Sem citar uma fiscalização mais efetiva no trecho, ou até tratativas para instalação de radar, a NitTrans informa que a fiscalização de trânsito ocorre diuturnamente em todas as regiões da cidade, com agentes de trânsito nas ruas e também por meio das câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional.
"As demandas da população recebidas por meio dos nossos canais de contato são imediatamente avaliadas para a adoção de medidas de fiscalização e orientação de trânsito", diz o órgão.
Em outra frente de atuação, a Coordenadoria de Educação Para o Trânsito da Nittrans reforça que realiza continuamente campanhas e ações de conscientização e respeito às leis e normas de trânsito, para a proteção das pessoas que transitam pela cidade, pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e motoristas.
"Em 2023, a Prefeitura de Niterói deu início ao desenvolvimento do Plano Municipal de Segurança Viária, cujo objetivo é criar diretrizes para a adoção de medidas visando o respeito às leis e normas de trânsito, com o objetivo de reduzir o número de acidentes graves e mortes no trânsito. Atualmente, um comitê coordenado pela Nittrans trabalha a partir de diagnósticos para estabelecer ações e metas como base para o plano", afirmou o governo municipal, em nota.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!