Logo Enfoco


    Donos da Rua

    Flanelinhas são autuados durante operação em Niterói

    O objetivo da ação é aumentar a segurança urbana

    Publicado 16/08/2025 às 13:41 | Atualizado em 17/08/2025 às 7:51 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Oito pessoas foram autuadas
    Oito pessoas foram autuadas |  Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Niterói voltou a agir com firmeza contra a atuação de flanelinhas ilegais no bairro Jardim Icaraí. Na noite desta sexta-feira (15), uma nova fase da Operação Donos da Rua resultou na autuação de oito pessoas que cobravam indevidamente por vagas públicas no entorno dos bares e restaurantes da região.

    A ação foi realizada em conjunto pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), 77ª DP (Icaraí) e a Guarda Civil Municipal (CAT-GCM), e teve como principal foco combater a extorsão e a intimidação de motoristas que frequentam o movimentado pólo gastronômico.

    Segundo a prefeitura, o objetivo é garantir que as vagas públicas possam ser usadas livremente, sem ameaças ou cobranças ilegais.

    “Vamos garantir o direito de ir e vir com segurança e proteger o cidadão contra extorsão e intimidação. Flanelinha não regulamentado, que pressiona, ameaça ou exige pagamento por vaga pública, está agindo fora da lei, e vamos coibir isto”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

    Muitos clientes e moradores da região já haviam denunciado casos em que foram ameaçados por flanelinhas que exigiam pagamento e insinuavam que os carros poderiam ser danificados se não houvesse colaboração.

    De acordo com a Polícia Civil, alguns dos abordados já tinham passagens pela polícia, e atuavam sem qualquer tipo de autorização ou cadastro, o que é exigido por lei para o exercício da atividade de guardador de veículos.

    “A rua é pública. A vaga é do cidadão. Não vamos permitir essa apropriação ilegal do espaço urbano”, reforçou o secretário do GGIM, Felipe Ordacgy.

    “A profissão de guardador de carros, conhecido popularmente como flanelinha, é regulada por lei, exigindo cadastro no poder público. A realidade, porém, é que muitos atuam de forma ilegal, exigindo dinheiro do motorista com ameaças de que o veículo será danificado se não pagar”, explicou o delegado titular da 77ª DP, Vilson de Almeida.

    O objetivo da ação é aumentar a segurança urbana e garantir mais tranquilidade para quem circula pelas ruas, especialmente em locais com grande fluxo de pessoas.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Bolsonaro deixa prisão domiciliar para fazer exames médicos

    Relacionados em Niterói