Logo Enfoco


    Capturada

    Arraia diferentona é devolvida ao mar após cair em rede de pesca em Niterói

    Beleza do animal chamou a atenção de banhistas e pescadores

    Publicado 15/08/2025 às 11:04 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Uma arraia-pintada (Aetobatus narinari) foi capturada acidentalmente em uma rede de pesca na manhã desta quinta-feira (14), na Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O animal foi devolvido ao mar pelos pescadores locais. A beleza do animal chamou a atenção dos banhistas.

    Segundo o professor da Escola Manahau Va'a, conhecido como Ferreira, o registro foi feito por volta das 6h, durante uma pescaria. O animal acabou preso entre os peixes capturados na rede.

    As imagens, enviadas ao Enfoco, foram registradas por uma aluna da escola. No vídeo, ela se surpreende com a beleza e o tamanho do animal: "Olha o tamanho... Que coisa linda!". A surpresa é que, normalmente, as praias da cidade recebem mais arraias-borboleta.

    Nas imagens, é possível ver os pescadores e banhistas se mobilizando com cuidado para soltar a arraia da rede e devolvê-la com segurança ao mar. O animal, visivelmente agitado, se debate entre a rede e a areia até ser conduzido de volta para a água.

    A presença de arraias é comum?

    A presença de arraias, também conhecidas como raias é relativamente comum em praias como Itaipu, especialmente em áreas de águas rasas e fundos arenosos. Elas fazem parte do grupo dos peixes cartilaginosos (como os tubarões), pertencentes à subclasse Elasmobranchii, e costumam habitar regiões tropicais, subtropicais e temperadas.

    Geralmente, esses animais permanecem próximos ao fundo do mar, camuflados na areia, o que aumenta o risco de acidentes com banhistas.

    Cuidados 

    Apesar de serem animais pacíficos, as arraias possuem um ferrão venenoso na cauda, utilizado como mecanismo de defesa. Acidentes com humanos costumam ocorrer quando alguém pisa nelas por acidente.

    Tags

    Tayná Ferreira

    Tayná Ferreira

    Repórter sob Supervisão

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Identificado motorista que morreu após despencar de viaduto na BR-101, em SG

    Relacionados em Niterói