Perigo
Fogo em lixo teria provocado destruição em matagal de Niterói: 'Desesperador'
Após inalar fumaça, ao menos 4 pessoas procuraram médicos

Fogo colocado em um lixo pode ter provocado o incêndio de grandes proporções que destruiu parte do Morro do Santo Inácio, entre os bairros São Francisco e Maceió, na Zona Sul de Niterói, nesta segunda-feira (17). As chamas chegaram muito perto de casas da região.
A principal suspeita é que as chamas tenham se alastrado atrás de uma residência localizada na Rua Fernando Costa Machado, no Maceió.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Deusedi Rodrigues, o fogo se espalhou rapidamente devido às altas temperaturas e à presença de vegetação seca. As chamas que chegaram perto de residências causaram desespero entre os moradores.

“Provavelmente o fogo veio do lixo atrás da casa. Recebi a ligação de moradores informando do fogo que estava se alastrando rapidamente para a mata. Ligamos rapidamente para os bombeiros. Infelizmente, eles não puderam fazer muita coisa, pois o local é de difícil acesso. Apesar da grande perda na natureza, graças a Deus não tivemos moradores mortos ou feridos”, disse Rodrigues.
Atendimentos médicos
Por conta da inalação de fumaça, pelo menos quatro moradores, entre eles, a esposa do presidente da Associação, procuraram unidades de saúde.
"Foi muita fumaça. Quatro pessoas tiveram que ir para unidades de saúde. A minha esposa foi uma delas. Ela teve que ficar um tempo fazendo nebulização", contou Deusedi.
A reportagem ainda tenta contato com a Secretaria Municipal de Saúde para maiores informações.
Desespero
A moradora Roseli Modesto, que tem uma casa em frente à mata, relatou o susto e a tensão vivida durante o incêndio.
Foi desesperador, a rua ficou cheia, os moradores saíram de casa. Uma vizinha nossa trabalha no mercado e veio correndo, chorando, pois como o fogo estava muito próximo da casa dela, ela achou que havia perdido tudo, mas graças a Deus o incêndio não atingiu a casa

Na manhã desta terça-feira (18), uma equipe da Defesa Civil de Niterói esteve no local onde, possivelmente, o fogo teria sido colocado no lixo, e registrou imagens da área atingida.
A equipe também distribuiu cartilhas de prevenção, alertando sobre os riscos de queimar lixo, especialmente em períodos de calor intenso.
A Associação de Moradores reforça a necessidade de conscientização e medidas preventivas para evitar novos incêndios.
"Sempre orientamos os moradores sobre os riscos de colocar fogo no lixo, ainda mais com esse calor", concluiu Deusedi Rodrigues.
Provocar incêndios é crime ambiental e pode levar a danos irreparáveis. Se presenciar um foco de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo 193.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!