Turismo
Forte de Gragoatá, em Niterói, mais perto de ser aberto ao público
A expectativa é que o acordo seja assinado o mais breve possível

O Forte do Gragoatá, em Niterói, pode estar perto de abrir os portões para visitação pública. O assunto foi pauta de uma reunião nesta quinta-feira (14) entre o prefeito Rodrigo Neves e o general Alexander de Sá Vilela, comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão do Exército, realizada no próprio forte, que foi construído no século XVII e guarda histórias da defesa da região.
Além da possível abertura, prefeitura e Exército discutiram parcerias para reforçar a segurança, revitalizar áreas do Centro e impulsionar o turismo.
“Ficamos muito satisfeitos com esse encontro. Temos certeza de que a iniciativa vai ajudar a incrementar o fluxo turístico e aproximar a população da história do Exército em Niterói, um patrimônio que não é apenas material, mas também imaterial da nossa cidade”, disse o prefeito.
O general Vilela destacou que a conversa fortalece a integração com a população. Já o presidente da Neltur, André Bento, explicou que a ideia é firmar um termo de cooperação técnica que também inclua a trilha do Forte do Pico até a Fortaleza de Santa Cruz.
“A expectativa é que, nos próximos dias, possamos avançar e assinar o acordo o quanto antes”, afirmou.
Os secretários de Ordem Pública, Gilson Chagas, e do Gabinete de Gestão Integrada, Felipe Ordacgy, também participaram. Para Chagas, a parceria pode trazer ganhos na segurança, e Ordacgy reforçou que ações conjuntas com o Exército ajudam na prevenção e no combate à criminalidade.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!