Logo Enfoco


    Miau!

    'Gatos' de energia em galpões clandestinos de abastecimento de água em Niterói

    Um dos responsáveis foi levado para a 79ª DP (Jurujuba)

    Publicado 21/10/2025 às 17:26 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    As ligações foram desfeitas e o fornecimento de energia nos locais foi interrompido
    As ligações foram desfeitas e o fornecimento de energia nos locais foi interrompido |  Foto: Divulgação/Enel

    A Enel identificou ligações clandestinas de energia ("gatos") em dois galpões irregulares usados para o abastecimento e transporte de água em Niterói, durante uma operação realizada na segunda-feira (20). A ação contou com apoio da Polícia Civil, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da concessionária Águas de Niterói e da Prefeitura da cidade. O endereço dos galpões não foi revelado.

    Os flagrantes aconteceram enquanto os galpões operavam normalmente. No primeiro local, os técnicos da Enel encontraram uma ligação direta à rede elétrica da distribuidora, caracterizando furto de energia. Já no segundo imóvel, além do “gato”, foram apreendidos cerca de 300 metros de cabos de uso exclusivo da empresa.

    O responsável pelo primeiro galpão foi conduzido à 79ª DP (Jurujuba), onde foi autuado por furto de energia. O delegado responsável arbitrou fiança. No segundo caso, o responsável não foi localizado, mas um funcionário presente foi levado para prestar depoimento e liberado em seguida.

    Após a constatação das irregularidades, as ligações foram desfeitas e o fornecimento de energia nos locais foi interrompido.

    Ação contou com apoio da Polícia Civil, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da concessionária Águas de Niterói e da Prefeitura da cidade
    Ação contou com apoio da Polícia Civil, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da concessionária Águas de Niterói e da Prefeitura da cidade |  Foto: Divulgação/Enel

    Furto de energia é crime e oferece riscos

    Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Com a nova lei sancionada, se o crime envolver cabos de energia, telefonia, dados ou transporte ferroviário e metroviário, a pena pode subir para até oito anos.

    Quem realiza "gato" de energia também está sujeito ao pagamento dos valores correspondentes ao consumo não registrado durante o período da irregularidade.

    Além disso, o furto de energia compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a segurança da população, especialmente de quem manipula a rede elétrica de forma clandestina.

    As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede, além de provocar interrupções no fornecimento de energia. A estimativa da Enel é que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Metabolismo lento? Veja como acelerar após os 30 anos

    Relacionados em Niterói