Medo
Infestação de cobras assusta em bairro de Niterói
Situação mudou rotina de moradores do Fonseca

Moradores da Rua Deputado Federal José Leomil, no bairro Fonseca, na Zona Norte de Niterói, vivem momentos de desespero e medo após uma cobra da espécie jararaca ter feito um possível ninho na garagem de uma casa.
O animal também tem sido visto em uma praça frequentada por crianças e animais de estimação, como cachorros. Pelo menos cinco filhotes da serpente foram avistados nas imediações, inclusive perto de crianças que brincavam no local.
De acordo com a professora Fernanda Lima de Almeida, que é uma das moradoras da região, os primeiros aparecimentos ocorreram no último sábado (10). Ela acredita que o animal tenha se abrigado na garagem, para dar cria.
Naquele dia, moradores viram a cobra entrando na garagem e, logo depois, começaram a surgir os filhotes. Por isso achamos que ela deu cria lá dentro
O episódio mais recente aconteceu na noite desta quinta-feira (22), enquanto várias crianças brincavam na praça. Segundo Fernanda, houve correria e gritos de pânico. "As crianças ficaram muito assustadas. Os responsáveis precisaram levá-las para casa para que se acalmassem", contou.
Por medo e na tentativa de proteger os pequenos, moradores acabaram apedrejando e matando uma das cobras. A preocupação da comunidade vai além do risco de picadas em crianças: há também receio de que cães e gatos, que circulam pela área, sejam atacados.
Wallace Braga, dono da residência onde fica a garagem, contou que soube da presença da cobra em sua casa por meio de um vizinho que presenciou a entrada do animal. Pai de um bebê de oito meses, ele relata que ainda não sabe ao certo se a cobra continua no local, pois já fez buscas, mas não a encontrou. Wallace utiliza a garagem com frequência, pois é lá que guarda sua motocicleta.
"Eu não tenho medo. Já procurei por vários cantos, tirei algumas coisas para ver se ela estava ali, mas não encontrei. Sempre que vou pegar minha moto, uso a lanterna do celular para dar uma olhada, mas nunca encontro nada", explicou Wallace.
De acordo com Fernanda Lima, as serpentes não estão restritas à pracinha. Elas estariam se espalhando por todo o bairro. Recentemente, uma cobra foi vista entrando em um condomínio residencial perto dali. Segundo relatos, um morador que descia a Rua Bezerra de Menezes, chegou a atropelar o animal sem perceber sua presença na via.

Medo
Por precaução, moradores que têm crianças e animais de estimação em casa estão evitando deixá-los brincar não apenas no parquinho, mas também nas ruas da região. Os tutores de pets, por sua vez, têm restringido os passeios com medo do aparecimento de cobras.
O receio também afeta moradores cujas casas possuem áreas com mato. Segundo relatos, o temor é de que as cobras se escondam entre a vegetação e acabem entrando nas residências.
Particularmente, estou com medo porque tenho um quintal grande com muitas plantas

Segundo Rachel Braga, esposa de Wallace, dono da garagem onde a cobra entrou, o aparecimento das cobras tem ocorrido à noite. Ela conta ainda que deixou de frequentar a pracinha e que evita sair após o anoitecer justamente para prevenir um possível ataque.
Elas são rápidas, e como à noite é escuro, você acaba não vendo. Então, é perigoso. Eu não saio à noite na rua com ele (a criança de colo)
Jararaca é perigosa?
Ao ver as imagens, o biólogo Claudio Machado confirmou à reportagem que a cobra é da espécie jararaca. O especialista informou que a espécie oferece perigo aos moradores.
São serpentes peçonhentas e podem causar acidentes mesmo quando ainda são filhotes. Por isso, em caso de acidente, é fundamental procurar atendimento médico com urgência
O biólogo ainda relatou que, em caso de acidentes, o atendimento é feito pelo Hospital Universitário Antônio Pedro, no Centro de Niterói.
Segundo Claudio, não é raro a cobra ter utilizado realmente a garagem do morador para criar os filhotes. Ele conta que as fêmeas podem parir em várias áreas, inclusive em residências.
"Por isso, a gente tenta controlar o acesso de animais às residências," explicou o biólogo.
Pode matar cobra?
De acordo com o biólogo, matar ou ferir o animal não é a melhor opção, além de configurar crime ambiental. "É preciso entender que os animais aparecem perto das residências porque modificamos o ambiente natural deles, e eles simplesmente estão procurando abrigo e alimento", explicou.
Segundo o estudioso, a maioria das serpentes não é peçonhenta e, por isso, não oferece riscos à população. Apenas poucas espécies, como as jararacas, têm potencial para causar acidentes graves.
Por isso, em caso de picada, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente. A equipe de saúde avaliará a necessidade e o tipo de tratamento adequado para cada situação.
O que diz a Prefeitura
Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que "os agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal irão ao local avaliar a situação e tomar as providências cabíveis".
Em nota, a Prefeitura também explicou como a população deve proceder em casos semelhantes. "A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal informa que, ao encontrar um animal silvestre, a população deve ligar para o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), para que o resgate seja realizado de forma correta. Os agentes são treinados e capacitados para a captura e reabilitação desses animais".
A Guarda Ambiental orienta ainda que "a população a não interagir com animais silvestres para evitar ferimentos ou estresse, o que poderia resultar em agressões. Em casos de avistamento, a recomendação é entrar imediatamente em contato com os agentes para o resgate".


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!