Novo
Laboratório público é reinaugurado e amplia serviços em Niterói
Cerca de 500 mil exames poderão ser realizados por mês no local

A Prefeitura de Niterói inaugurou, nesta terça-feira (13), a obra do novo Laboratório Miguelote Viana, destinado a análises clínicas e exames de média e alta complexidade para pacientes atendidos na rede municipal de saúde. Segundo a Prefeitura, o laboratório, que funciona, na Policlínica Sergio Arouca, no Vital Brasil, teve sua capacidade ampliada e poderá realizar cerca de 500 mil exames por mês.
“Fizemos uma obra de modernização e o principal aqui neste laboratório é que vamos ampliar em três vezes a capacidade de realização de exames, passando de, em média, 130 mil exames por mês para quase 500 mil", disse o prefeito Rodrigo Neves.
De acordo com a Prefeitura, os exames ofertados continuarão sendo os mesmos que o laboratório já oferece, acrescidos de exames de saúde pública que deverão ser alinhados com a Secretaria Estadual de Saúde para que sejam descentralizados, como por exemplo Zika vírus, Chikungunya, PCR para covid-19, PCR para Influenza e outros.
De acordo com a chefe do laboratório, Maria Claudia Uzeda, entre os exames de média e de alta complexidade estão os de carga viral de hepatite e de HIV, tuberculose, hormônios, marcadores tumorais e vitaminas, além de toda a parte de imunologia de média complexidade.
O projeto de centralização dos exames visa melhor alocação dos recursos orçamentários, melhoria na logística de transporte, redução do custo nas compras de insumos, agilidade da entrega dos resultados com redução do tempo de espera, diminuição de solicitações repetidas, diminuição das consultas de retorno e racionalização do uso de serviços terceirizados.
Atualmente, os laboratórios da rede municipal são os seguintes: Policlínica Dr. João Vizella, no Barreto, que atende a regional Norte; o Miguelote Viana, na Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brasil, que atende as regiões Centro/Sul e praias da Baía. e o Laboratório Central de Saúde Pública, da Policlínica do Largo da Batalha, atende toda a região Leste/Oceânica.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!