Logo Enfoco


    Prejuízos

    Mais de 100 autistas sem atendimento após aparelhos de ar-condicionado queimarem

    Instituto em Niterói diz que quedas de energia causaram problema

    Publicado 19/02/2025 às 14:05 | Atualizado em 20/02/2025 às 11:30 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Problema atinge o Instituto Oceano Azul
    Problema atinge o Instituto Oceano Azul |  Foto: via Grupo Enfoco

    Cerca de 100 pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão impossibilitados de fazer tratamentos no Instituto Oceano Azul, localizado na Av. Rui Barbosa, 1052, no Largo da Batalha, em Niterói, nesta quarta-feira (19), já que os dois aparelhos de ar-condicionado da unidade queimaram.

    Segundo a direção do local, o problema foi ocasionado pelos frequentes picos de luz na região. O prejuízo estimado é de R$ 10 mil. Também há reclamações sobre fiações expostas na entrada da unidade, gerando riscos para quem acessa o local.

    "Os atendimentos estão parados porque está muito quente. Ontem [terça-feira] deu pico de luz e os aparelhos de ar-condicionado pararam de funcionar. Estamos sempre reclamando, fazendo protocolos e agora queimou tudo. O técnico falou que poderia ter dado até um problema de pegar fogo no prédio, por conta da sobrecarga de energia. Eu não sei mais o que fazer, a Enel nunca vem", lamentou o vice-presidente do Instituto, Rafael Vitorino.

    De acordo com a queixa, seria necessário que a concessionária Enel instalasse transmissores nos aparelhos de ar-condicionado para que a intermitência não os atingisse.

    "Vamos ter que gastar dinheiro com compressor, peça de outro... um técnico [particular] veio aqui, fez laudo", relatou Rafael.

    A unidade possui cerca de 20 funcionários que atuam no tratamento multidisciplinar de pacientes autistas de todas as idades, sendo a maioria entre 2 a 6 anos.

    "Estamos reclamando há dois anos. Já trocamos peças do ar-condicionado e agora o problema é muito maior. Está impossível", pontuou Rafael.

    A Enel Rio, questionada, informou que vai enviar um gestor ao local até segunda-feira (24) "para entender a situação e avaliar as medidas necessárias para efetuar melhorias no fornecimento de energia".

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Sem banho! Piscina do Museu do Amanhã é bloqueada; veja riscos

    Próximo artigo
    >

    Ex-BBB vai à delegacia após sofrer importunação sexual em restaurante

    Relacionados em Niterói