Alerta
Sem banho! Piscina do Museu do Amanhã é bloqueada; veja riscos
Água usada por foliões pode ser prejudicial à saúde

O espelho d'água do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, no Centro do Rio, foi temporariamente bloqueado, para evitar que pessoas tomem banho na água, considerada imprópria para este fim.
A medida foi tomada após, no último sábado (15), foliões de um bloco de carnaval aproveitarem a passagem do cortejo na região para se refrescarem no local, devido a onda de calor que atinge a cidade.
As imagens do momento viralizaram nas redes sociais, com o local sendo tomado por pessoas tentando amenizar o calor no lago artificial, que, apesar de visualmente convidativo, guarda um alerta importante sobre os riscos à saúde.
Em resposta à aglomeração e ao uso impróprio da água, a direção do Museu do Amanhã agiu rapidamente. No domingo (16), as passagens externas do edifício foram cercadas para evitar novos episódios.
E, na segunda-feira (17), o Museu publicou em suas redes sociais um vídeo alertando para os perigos de se banhar no espelho d'água, especialmente devido à qualidade da água, que pode ser prejudicial à saúde.
"O espelho d'água do Museu do Amanhã é bonito e refrescante aos olhos, mas não para o corpo. A água que circula ali vem da Baía de Guanabara e, apesar de ser reaproveitada de forma sustentável, não é própria para banho nem para consumo", esclareceu a instituição em sua publicação.
Embora a água do espelho d'água passe por um processo de filtragem utilizando pedras e areias específicas, como nas piscinas, o museu destacou que, mesmo com o tratamento, a água ainda contém impurezas, produtos químicos e microorganismos prejudiciais.
"As águas são sugadas do fundo da Baía de Guanabara por bombas superpotentes e passam por duas camadas de filtragem, mas, atenção, mesmo depois da filtragem, as águas do espelho não servem para beber ou tomar banho", alertou.
A água, apesar de mais clara devido ao tratamento, ainda pode conter bactérias nocivas e até quantidades mais elevadas de cloro, podendo afetar a pele dos banhistas. Para evitar que mais pessoas sejam expostas aos riscos, o Museu do Amanhã já conta com placas no local, alertando que é proibida a entrada no espelho d'água, enfatizando que "nada de mergulhos, ok?". O alerta também sugere que os visitantes aproveitem a bela paisagem e tirem fotos incríveis, mas com os pés fora d'água.
Com a medida de cercar a área e os avisos claros, o Museu do Amanhã reforça a necessidade de cuidados e respeito pelas regras de segurança, para garantir que todos possam apreciar o local de maneira segura e responsável.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!