Operação
Mais de 150 motos abordadas durante blitz em Niterói
Dezesseis foram autuadas por infrações

A Prefeitura de Niterói informou que realizou, nesta quinta-feira (30), mais uma ação integrada de fiscalização contra motos barulhentas. A operação aconteceu em Pendotiba, teve mais de 150 motos vistoriadas e contou com a participação da NitTrans, da Inspetoria Geral dos Agentes de Trânsito, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), da Guarda Municipal e do 12º Batalhão da Polícia Militar.
Durante a blitz, 154 motos foram paradas, resultando em 16 autuações, sendo sete por falta de habilitação e duas por escapamento adulterado. Além disso, uma moto estava com a placa adulterada. Quatro motos foram apreendidas.
"Na rotina do trânsito, é possível verificar diversas irregularidades cometidas por motociclistas. Muitos arriscam a própria vida ao não usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) obrigatórios, como o capacete. Nossas operações não têm intuito de atrapalhar os motociclistas que estão dentro da lei, mas coibir irregularidades que incomodam a população, como os barulhos excessivos, e que aumentam a gravidade em casos de acidente", afirmou Nelson Godá, presidente da Nittrans.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, alterar o escapamento original da moto é uma infração passível de multa. Durante as abordagens, os motociclistas têm a oportunidade de realizar a troca do cano de descarga adulterado pelo original, sem a necessidade de apreensão do veículo.
"Não queremos retirar as motos das ruas ou atrapalhar o trabalho de quem depende delas. Esse não é o objetivo. Nossa ação é educativa. Os condutores que estão regulares são liberados”, reforçou Godá.
Multa
Motocicletas com escapamentos alterados ou equipadas com dispositivos que ampliam o som estão sujeitas a uma multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




