Revolta
Manhã de protestos por falta de luz em diferentes pontos de Niterói
Moradores fecharam vias para pedir reparo do problema
Uma parte dos moradores da Rua Visconde de Itaboraí, no Centro de Niterói, estão sem luz desde a noite de quinta-feira (11). Ao todo, já são quase 40 horas sem o serviço.
As comidas das casas dos moradores estragaram e tiveram que ser jogadas fora. O comerciante Cláudio Nascimento, de 48 anos, que mora no local e tem um bar, estima que perdeu cerca de R$ 6 mil em apenas um dia.
“Estamos desde às 20h20 do dia 11 sem luz. Ligamos para a Enel e eles nem atendem mais. Por isso, hoje fizemos um ato e colocamos fogo em tudo aqui. Moro aqui desde 2012 e nunca ficamos tanto tempo sem luz, o máximo foi de 12h. Ontem, com a chuva, a situação só piorou. Tenho um filho de 12 anos e um de 8, faríamos o aniversário do mais novo neste sábado (13), mas as comidas estragaram por não ter energia e tivemos que jogar fora”, disse ele.
O comerciante destaca ainda os prejuízos: "Já jogamos arroz, macarrão, legumes fora. É um absurdo, pagamos a conta e passamos por isso. Tô mandando os meus funcionários irem embora, não tem como trabalhar".
Uma outra moradora do local também precisou descartar os alimentos e está com a geladeira vazia.
Peguei meu Cartão Arariboia e comprei comida. Hoje, joguei tudo fora porque estragou nesses dias que estamos sem luz.
"Eu estava em casa quinta de noite quando deu o pico de luz. A geladeira queimou, a televisão ainda não sei. Fora o calor, eu sou hipertensa e não posso ficar nesse calor, posso passar até mal", contou Marilene Lima, de 55 anos.
Segundo ela, a Enel esteve no local antes das chuvas desta sexta-feira (12), cortou uma árvore e nada foi resolvido. Por causa da chuva de ontem, outros bairros ficaram sem luz.
Mais problema
No Badu, moradores fecharam uma das vias da Estrada Caetano Monteiro, enquanto atearam fogo em pneus devido a falta de luz. A Nittrans está no local auxiliando o trânsito.
“Estamos há três dias sem luz. Tenho dois acamados, minha mãe de 88 anos com Alzheimer e meu ex-marido de 70 anos que não anda por causa de um AVC e eu sou diabética e hipertensa. Estou sem insulina, a falta de luz estragou tudo e não pude tomar. A Enel não fala nada. Já vieram aqui, mexeram e não consertaram. Minha mãe fica lá gritando, arriscado ela cair sem luz e se machucar. Sem contar o calor e a comida que estragou”, contou a doméstica Maria Lúcia Vieira da Rocha, de 65 anos.
O que diz a Enel?
A Enel Distribuição Rio informa que restabeleceu o fornecimento de energia para 91% dos clientes impactados nesta sexta-feira (12) em Niterói e São Gonçalo com as fortes chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos que atingiram parte da área de concessão da companhia. A distribuidora realizou manobras de transferência de cargas e aumentou o número de equipes em campo e segue trabalhando para restabelecer o serviço o mais breve possível.
Em caso de falta de luz, o cliente pode acionar os canais digitais da concessionária: site (www.enel.com.br), aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), WhatsApp Elena: (21) 99601-9608 e Central de Relacionamento (0800 28 00 120).
A Enel Distribuição Rio informa que um equipe está no local trabalhando para fazer os reparos necessários e restabelecer o fornecimento de energia.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!