Logo Enfoco


    Referência

    Maternidade pública de Niterói será reinaugurada até o fim do ano

    Segundo a prefeitura, local aumentará capacidade de atendimento

    Publicado 20/06/2024 às 15:51 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Segundo a prefeitura de Niterói, as obras estão em estágio avançado
    Segundo a prefeitura de Niterói, as obras estão em estágio avançado |  Foto: Divulgação / Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói /

    A Prefeitura de Niterói informou que as obras na Maternidade Municipal Alzira Reis, referência em parto humanizado em Niterói, estão avançadas e devem ser finalizadas até o fim do ano. Além de aumentar a capacidade de atendimento no local em 30%, a maternidade ganhará uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos, espaços de acolhimento e outras melhorias.

    Outro destaque, de acordo com o governo municipal, é a preocupação com a sustentabilidade, o que inclui aquecimento solar, elevadores eficientes, iluminação natural com sensores de presença, reuso de água da chuva e acessibilidade visual.

    Nesta quinta-feira (20), o prefeito Axel Grael, ao lado da secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, acompanhou uma vistoria na unidade em Charitas.

    "A obra está bem diferente da última vez que eu vim aqui. Já estamos na reta final de preparação desta grande unidade de saúde aqui de Niterói. É um hospital grande, muito bem montado, que está praticamente sendo refeito. Até o fim do ano, estaremos com essa obra concluída, para que a gente retome as atividades com os cuidados que as mães e os recém nascidos de nossa cidade merecem", disse o prefeito de Niterói.

    Na ala de internação, cinco novos espaços serão destinados aos procedimentos de pré-parto, parto e pós-parto, incluindo áreas específicas para acompanhantes e atividades de apoio ao aleitamento, todos adaptados às normas de acessibilidade.

    Também serão criados ambientes para acolher gestantes, com salas equipadas para exames como ultrassonografia, ecocardiograma e análises clínicas, leitos de observação, e espaços planejados para o conforto dos acompanhantes e apoio ao aleitamento.

    O parto humanizado praticado na maternidade envolve o cuidado integral à mulher em todas as fases. O objetivo é proporcionar uma experiência segura e acolhedora.

    A secretária Municipal de Saúde, Anamaria Schneider, diz que a nova unidade vai permitir um atendimento de excelência para as gestantes, seus filhos e familiares.

    "A obra está em andamento dentro do prazo do cronograma previsto. Será uma maternidade com estrutura totalmente nova, totalmente diferenciada, leitos de pré-parto, alojamento conjunto, salas totalmente novas, centro cirúrgico totalmente novo, espaços para gestantes caminharem antes do prazo, varanda, banheira, enfim, uma obra muito diferenciada de elevada qualidade para melhorar a assistência ao parto das mulheres que parem em Niterói", destacou.

    O investimento do município na obra é de cerca de R$20 milhões. Enquanto as obras estão em andamento, as pacientes da Maternidade Municipal Alzira Reis estão sendo acolhidas temporariamente no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap).

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Morre Donald Sutherland, ator de 'Jogos Vorazes', aos 88 anos

    Próximo artigo
    >

    Envolvido na morte de filho de Cissa Guimarães tem pena reduzida

    Relacionados em Niterói