Logo Enfoco


    Sucesso!

    Mercado Municipal de Niterói tem dia histórico

    Espaço é oficialmente Patrimônio do Estado do Rio

    Publicado 07/02/2025 às 12:17 | Atualizado em 07/02/2025 às 14:35 | Autor: Sofia Miranda
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Diversas autoridades marcaram presença no Mercado Municipal de Niterói
    Diversas autoridades marcaram presença no Mercado Municipal de Niterói |  Foto: Péricles Cutrim

    O Mercado Municipal de Niterói, localizado na Zona Norte da cidade, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural, Gastronômico e Turístico do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia, realizada no próprio empreendimento, nesta quarta-feira (7), reuniu comerciantes, representantes da comunidade local e autoridades da parceria público-privada.

    A cerimônia iniciou com a execução do hino nacional, realizado pelo Trio Itapuca. Em seguida, a vice-prefeita Isabel Swan, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e demais representantes discursaram em solenidade. A cerimônia foi concluída com a entrega da placa pela deputada estadual Verônica Lima, autora do projeto que concedeu o título. 

    Desde sua reabertura, o local gerou um impacto econômico expressivo, com movimentação superior a R$ 100 milhões e a criação de mais de 3 mil empregos diretos e indiretos

    Título foi entregue na manhã desta sexta-feira (7)
    Título foi entregue na manhã desta sexta-feira (7) |  Foto: Péricles Cutrim

    Fundado na década de 30, o Mercado Municipal foi um dos principais centros de abastecimento do Brasil, funcionando junto ao porto de Niterói, mas acabou fechando. A revitalização do local começou em 2018, culminando em sua reabertura ao público em 2023, através de um edital de concessão de Parceria Público Privada (PPP).

    Hoje, o mercado é um importante polo cultural, gastronômico e turística responsável pela geração de empregos diretos e indiretos e pela valorização do município.

    Resistência

    Deputada estadual Verônica Lima, autora do projeto de lei que concedeu o título
    Deputada estadual Verônica Lima, autora do projeto de lei que concedeu o título |  Foto: Péricles Cutrim

    A deputada estadual Verônica Lima, autora da Lei 10.259/2024 que concedeu o título, ressaltou a relevância histórica e econômica do mercado.

    Aspas da citação
    O Mercado Municipal de Niterói não é apenas um espaço comercial, mas um símbolo da resistência e da revitalização da cidade. Este título é um reconhecimento do papel que ele desempenha para a cultura, a gastronomia e o turismo do estado
    Verônica Lima, deputada
    Aspas da citação
    Vice-prefeita Isabel Swan frisou a importância da valorização do Mercado Municipal de Niterói
    Vice-prefeita Isabel Swan frisou a importância da valorização do Mercado Municipal de Niterói |  Foto: Péricles Cutrim

    Para a vice-prefeita Isabel Swan, o tombamento representa um lugar de conquista na memória niteroiense.

    “O resgate do mercado foi inaugurado em 2023, e agora com esse reconhecimento tão importante como patrimônio histórico, gastronômico e turístico da cidade, reconhecido pela deputada Verônica Lima e pelo governo do Estado, é fundamental para fortalecer os comerciantes aqui, valorizar o mercado. Um mercado art decó, lindíssimo e que a gente quer, com certeza, trazer mais eventos para cá”, enfatizou.

    'Boom' de visitantes

    O Mercado Municipal de Niterói já recebeu a visita de mais de 1,5 milhão de pessoas
    O Mercado Municipal de Niterói já recebeu a visita de mais de 1,5 milhão de pessoas |  Foto: Péricles Cutrim

    O diretor do Mercado Municipal de Niterói, Diogo Maciel, expressou otimismo com o futuro do espaço, que abriga 150 lojas e um posto do Detran.

    “O Mercado é uma ferramenta de cultura do estado do Rio de Janeiro hoje, recebendo sempre moradores e turistas. Esse título é um marco para consolidar ainda mais a importância do espaço, que gera empregos, fomenta a economia local e fortalece o turismo”, disse Diogo.

    Diretor do Mercado Municipal de Niterói, Diogo Maciel
    Diretor do Mercado Municipal de Niterói, Diogo Maciel |  Foto: Péricles Cutrim

    Importância histórica

    Inicialmente, o local funcionava como um dos maiores centros de abastecimento do país, época em que Niterói sediava a condição de capital do Rio de Janeiro. O comerciante Fernando Alves, conhecido como “Dr. Cogumelo”, compartilhou sua emoção ao fazer parte do espaço.

    O comerciante Fernando Alves, conhecido como “Dr. Cogumelo”
    O comerciante Fernando Alves, conhecido como “Dr. Cogumelo” |  Foto: Péricles Cutrim

    “Eu sempre sonhei em ter um empório, mas nunca imaginei que seria aqui. O Mercado é um lugar de história, e é uma alegria e uma honra fazer parte dessa nova fase”, comentou.

    Após ser desativado em 1976, o lugar funcionou como um Depósito Público Estadual durante trinta anos. Neste período, o espaço do mercado foi ocupado por pessoas em situação de rua. Ao local também eram destinados automóveis apreendidos.

    Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, diz que título coloca Mercado Municipal de Niterói no roteiro do turismo nacional
    Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, diz que título coloca Mercado Municipal de Niterói no roteiro do turismo nacional |  Foto: Péricles Cutrim

    Segundo o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, reconhecer o Mercado Municipal de Niterói como um patrimônio imaterial, é uma das medidas para reparar o afastamento promovido pelo tempo.

    “Historicamente, hábito se constrói. Então é através da cultura, do turismo, do lazer e da gastronomia, que você pode estar nesse Mercado com um enorme potencial de identidade da cidade”, enfatizou.

    Ainda segundo Freixo, o título insere o Mercado Municipal de Niterói e o município no roteiro do turismo nacional.

    “Essa é uma responsabilidade do poder público. E o Governo Federal, que eu aqui represento, está disposto a ajudar Niterói. Há um potencial turístico enorme, é uma cidade com uma arquitetura incrível, uma cidade com potencial ecológico muito grande. O Brasil vive um grande momento”, ressaltou.

    A cerimônia contou ainda com a presença de outras autoridades, como Micaela Costa, presidente da Fundação de Arte de Niterói, o vereador Sylvio Maurício, o presidente da Neltur, André Bento, a secretária de Direitos Humanos, Claudia Ferreira e o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Felipe Peixoto.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Cenário de guerra: bandidos tacam fogo em ônibus e carros

    Próximo artigo
    >

    Fora do ar! Clientes do Nubank relatam instabilidade no app

    Relacionados em Niterói