Sancionado

Mercado Municipal de Niterói vira patrimônio cultural do Rio

Caminho Niemeyer também ganhou status por importância histórica

O empreendimento fica na Avenida Feliciano Sodré, 488, no Centro de Niterói
O empreendimento fica na Avenida Feliciano Sodré, 488, no Centro de Niterói |  Foto: Divulgação/Pedro Conforte

O complexo arquitetônico e cultural Caminho Niemeyer e o Mercado Municipal de Niterói foram declarados patrimônios do estado do Rio de Janeiro.

A decisão foi sancionada na última quinta-feira (21) pelo governador Cláudio Castro e publicadas na sexta (22) no Diário Oficial do estado. As medidas partiram de projetos de lei propostos pela deputada Verônica Lima (PT).

O Caminho Niemeyer é um importante espaço na cidade de Niterói e faz parte de um conjunto de equipamentos culturais de valor arquitetônico, projetados pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

O local também recebe diversos eventos e shows, que atrai diversos niteroienses e até moradores de cidades vizinhas.

Já o Mercado Municipal de Niterói, foi inaugurado em 1938 pelo presidente Getulio Vargas, mas depois ficou fechado por quase 40 anos.

Depois de um grande investimento, na casa dos R$ 69 milhões, o novo espaço gastronômico e turístico do Brasil foi totalmente revitalizado e reinaugrado em julho deste ano.

É uma vitória nossa, da cidade de Niterói, do estado do Rio de Janeiro e dos lojistas. Parabéns por Niterói hoje ter um Mercado Municipal decretado como patrimônio cultural do estado. É uma notícia boa, que só vem abrilhantar o sucesso do Mercado Municipal que a gente está construindo. Um empreendimento que foi inaugurado em 1938 e ficou fechado por muito tempo. Fizemos uma grande obra, reinauguramos, está lindo e é um sucesso. Essa conquista é de todos" Marcelo Viana, empresário e responsável pelo empreendimento

O empreendimento fica na Avenida Feliciano Sodré, 488, no Centro de Niterói, e é uma referência em gastronomia, lazer e entretenimento da região central da cidade. São 172 lojas no polo moderno, que alia traços de arquitetura e modernidade.

"É uma honra garantir o tombamento desses espaços, que fazem parte da rica história do Estado do Rio de Janeiro. Mais que um reconhecimento ao genial Oscar Niemeyer, é muito importante preservar esses bens, de inestimáveis valores históricos, arquitetônicos e culturais, para garantir que as futuras gerações também possam conhecer e ter acesso a uma importante parte da história do nosso estado. Preservar aquele complexo é um ato de amor, que deve orgulhar todo cidadão fluminense", finalizou o governador Cláudio Castro.

< Mais de R$ 7,3 milhões para melhorias de ruas em Porciúncula Orlas do Rio terão reconhecimento facial no Réveillon 2024; entenda <