Estranho!
Mistério em Niterói: cartazes com foto e camisinha intrigam a cidade
Imagens são coladas em postes e placas
Cartazes colados em postes de diversos bairros de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, têm gerado repercussão nas redes sociais e fora delas. As imagens, que mostram o rosto de um rapaz negro, chamaram atenção não apenas pela divulgação não autorizada, mas também pelo elemento peculiar: a foto é alfinetada ao centro por uma camisinha suja.
Os cartazes com a imagem do rapaz foram espalhados em vários locais de Niterói, como os bairros Ingá, Centro, São Domingos e Icaraí. Além de Niterói, as colagens também foram vistas em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A reportagem do Enfoco percorreu as áreas e identificou diferentes fotos nos cartazes, todas relacionadas a um homem que é identificado como escritor e morador de Niterói nas redes sociais.
De acordo com informações apuradas pela reportagem, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Embora o caso tenha ganhado notoriedade nas últimas semanas, não é a primeira vez que os cartazes são espalhados. Em meados de 2023, imagens semelhantes já haviam sido divulgadas.
A peculiaridade das fotos é a presença de uma camisinha suja colada na região da boca do homem, com um elemento preto que lembra fezes, embora outras com líquido branco também já tenham sido encontradas. As fotos não contêm texto, apenas a imagem da pessoa exposta.
Conforme registros de ocorrência, um primeiro boletim por falsidade ideológica foi registrado na 18ª DP (Praça da Bandeira), no Centro do Rio, em 19 de setembro de 2023. No boletim, o homem das fotos é mencionado como envolvido. Em 6 de novembro de 2023, uma nova ocorrência foi registrada na 76ª DP, no Centro de Niterói. Nesta ocasião, a pessoa retratada nas imagens aparece como vítima de injúria.
Neste ano, o caso voltou a ser debatido nas redes sociais, quando moradores de Niterói começaram a relatar a existência dos cartazes, que se espalharam por pontos comerciais e áreas residenciais da cidade.
Alguém em Niterói reparou que tem fotos de um rapaz negro espalhadas pela cidade? Vi perto do Plaza, no Ingá e em Icaraí
O uso não autorizado da imagem de uma pessoa, especialmente com fins públicos, é um dos aspectos que mais tem gerado curiosidade. Além das questões de privacidade, a presença da camisinha suja nas imagens tem gerado especulações sobre as intenções por trás da ação.
Especulações
Em grupos de WhatsApp, moradores se questionam sobre a motivação por trás da exposição. “Gente, vocês que são bem informados, sabem o que é isso? Qual o motivo? Vingança? Raiva gratuita? Protesto?”, indagou uma estudante.
Fora das redes sociais, as dúvidas também surgem entre os pedestres. “Eu costumo rodar a cidade toda pela manhã e já vi uns dez cartazes desses. Nunca vi ninguém colando, nem tirando, mas vira e mexe um passageiro comenta que viu. É curioso pela camisinha, não tem como não ter uma impressão ruim”, relatou o motoboy João Marcos Dias, de 27 anos.
A vítima da exposição, cujo nome não foi revelado, foi identificada nas imagens e procurada pela reportagem do Enfoco, mas ainda não se manifestou. Até o momento, não há informações oficiais sobre a identidade da pessoa responsável pelas colagens.
Questionada, a Polícia Civil não respondeu.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!