Desespero

Moradores de Niterói estão há 10 horas sem luz após temporal

Pessoas acamadas estão tendo que sair de casa devido ao calor

O fornecimento de energia foi interrompido em alguns bairros
O fornecimento de energia foi interrompido em alguns bairros |  Foto: Péricles Cutrim

O fornecimento de energia elétrica de alguns niteroienses foi interrompido por causa da chuva que atingiu o município nesta noite de sábado (13) e madrugada de domingo (14). São idosos acamados, hipertensos e crianças que estão há, pelo menos, 10 horas sem o serviço.

Ana Maria Azevedo Pereira, de 77 anos, é moradora da Rua Benjamin Constant, no bairro do Santana. Ela conta que está sem luz desde meia-noite. "A Enel não nos dá satisfação. Passamos a noite inteira no calor. Eu tenho uma mãe de 99 anos, acamada, que mora comigo, e um filho de 46 anos que não enxerga de um olho, não ouve de um ouvido e já perdeu massa encefálica em um acidente. Além disso, eu mesma sou diabética e hipertensa. Mesmo assim, estamos esse tempo todo sem luz, no calor. Tive que mandar minha mãe para a casa da minha irmã, que tem luz, para que ela não fique tão mal", contou a professora aposentada.

Um agente da Enel esteve no local por volta de 7h deste domingo (14), mas não resolveu o problema. "Ele disse que o problema foi na subestação próxima, mas não deu nenhum prazo para resolver. A conta de luz continua vindo alta e esse problema continua. Em 10 dias, é a segunda vez que fico esse tempo todo sem luz. Está calor! Se abro a janela aqui de casa, entra chuva aqui dentro. Fora meus alimentos na geladeira, que estão estragando. É um absurdo!", contou.

Moradores de bairros como São Lourenço também reclamam do problema. 

Procurada, a Enel Distribuição Rio esclarece que "restabeleceu o fornecimento de energia para cerca de 97% dos clientes impactados pelas fortes chuvas que afetaram a sua área de concessão na sexta-feira (12) e ontem (13). A distribuidora aumentou em até quatro vezes o número de equipes em campo em comparação a um dia normal e os técnicos têm atuado ininterruptamente, inclusive de madrugada, para atender a todas as ocorrências. Os atendimentos remanescentes estão concentrados principalmente em São Gonçalo e Niterói, onde as novas chuvas da noite de ontem causaram alagamentos, dificultando muito o deslocamento das equipes e a execução dos serviços em campo.

Segundo a Prefeitura de Niterói, a cidade registrou um recorde histórico de chuva, com um volume de 120,2 milímetros em 1 hora e alagamentos em diversos bairros. Vale ressaltar ainda que parte das ocorrências em aberto são complexas e envolvem a reconstrução de trechos inteiros da rede, o que inclui a substituição de cabos e postes, entre outros equipamentos.

Em caso de falta de luz, o cliente pode acionar os canais digitais da concessionária: site (www.enel.com.br), aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), WhatsApp Elena: (21) 99601-9608 e Central de Relacionamento (0800 28 00 120)."

Ana Maria teve o serviço reestabelecido por volta das 11h da manhã deste domingo (14). 

< Meu carro ficou alagado na enchente. O que fazer? Criança que estava desaparecida há mais de um ano é resgatada <