Logo Enfoco


    Alô, Enel!

    Moradores no escuro após tempestade em Niterói e SG

    Diversos locais registram interrupção no fornecimento de energia

    Publicado 21/12/2024 às 10:41 | Atualizado em 21/12/2024 às 11:13 | Autor: Sofia Miranda
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Instabilidade no fornecimento ocorre após tempestade de ventos e chuva que atingiu as regiões
    Instabilidade no fornecimento ocorre após tempestade de ventos e chuva que atingiu as regiões |  Foto: Pixabay

    A forte tempestade que atingiu São Gonçalo e Niterói, na Região Metropolitana do Rio, no fim da tarde desta sexta-feira (20), deixou milhares de moradores das duas cidades sem energia elétrica. Os transtornos se estendem por diversos bairros, com relatos de falta de luz que já ultrapassam 16 horas em algumas localidades.

    No bairro Fonseca, na Zona Norte de Niterói, a Rua 22 de Novembro segue sem fornecimento de energia, assim como outras áreas do bairro, como Engenhoca e Juca Branco. Já na Zona Sul, em Icaraí, um dos bairros afetados, os moradores da Rua Miguelote Viana estão sem luz há 16 horas.

    “Isso é um absurdo! Sempre ficamos à mercê da Enel, que dá previsão e não cumpre! Não atende telefone, nada! Vários moradores idosos, rua de casas antigas. Temos um asilo na rua! Pelo amor, luz é um serviço essencial!”, desabafou a moradora Manoela Freire.

    Já na Rua Joaquim Távora, uma das localidades que ficou inundada após a tempestade, moradores enfrentam dificuldades adicionais, especialmente idosos e pessoas com deficiência que residem no local.

    Aspas da citação
    Minha mãe, de 94 anos, precisa tomar medicamentos que precisam ser refrigerados, e a Enel não providencia nada, sem dar satisfação nenhuma. No meu prédio, temos mais três cadeirantes idosos também
    Beatriz Reis moradora
    Aspas da citação

    Outro ponto crítico é a Rua Conrado Barbosa de Souza, no bairro Chic, em Niterói, onde a energia foi interrompida desde às 16h de sexta-feira (20).

    No local, os moradores estão preocupados com os impactos da falta de energia, como alimentos que podem estragar devido à ausência de refrigeração, além de dificuldades para carregar aparelhos eletrônicos e manter equipamentos essenciais em funcionamento, especialmente em residências com pessoas em situação de vulnerabilidade.

    “A geladeira já descongelou e, em breve, as compras de Natal vão estragar”, lamentou uma moradora.

    Em São Gonçalo, a situação não é diferente. No bairro Maria Paula, o fornecimento de energia também não foi restabelecido.

    O que diz a Enel? 

    A Enel Distribuição Rio informou que já normalizou o fornecimento de energia para 87% dos clientes impactados pelas fortes chuvas do dia 20/12. Segundo a empresa, a tempestade, acompanhada de descargas atmosféricas e rajadas de vento, causou danos significativos à rede elétrica, incluindo a queda de árvores e galhos, o que torna os reparos mais complexos em alguns casos.

    “Em Niterói, cidade mais impactada pela tempestade, a Enel Rio está atuando em parceria com a prefeitura. A remoção de árvores que destruíram a rede está sendo realizada em conjunto com a Defesa Civil municipal. Além de Niterói, as fortes chuvas impactaram o fornecimento de energia para clientes de São Gonçalo, Maricá, Duque de Caxias, Magé e Região Sul do estado”, declarou a concessionária.

    Ainda conforme a empresa, as equipes seguem trabalhando para normalizar o serviço o mais rápido possível.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Criminosos são presos após tentativa de sequestro no Rio

    Próximo artigo
    >

    Tragédia em MG: Acidente deixa 22 pessoas mortas

    Relacionados em Niterói