Logo Enfoco


    Luto

    Morre patriarca da família Zveiter; Niterói decreta luto de 3 dias

    Causa da morte não foi revelada

    Publicado 03/08/2024 às 17:44 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Waldemar Zveiter atuou como procurador-geral da Prefeitura de Niterói no ano de 1965
    Waldemar Zveiter atuou como procurador-geral da Prefeitura de Niterói no ano de 1965 |  Foto: Divulgação

    Morreu neste sábado (3) o jurista e ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Waldemar Zveiter, aos 92 anos. A informação foi confirmada pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio (Amaerj). A causa da morte não foi revelada.

    Zveiter nasceu em Minas Gerais, mas se formou na Faculdade de Direito de Niterói, em 1957. Além disso, ele também atuou como procurador-geral da Prefeitura de Niterói no ano de 1965, presidiu a OAB-RJ de 1973 a 1976, e fez parte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) como jurista por dois mandatos na década de 1980. Em 2001 se aposentou.

    Nas redes sociais, o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), lamentou a morte de Zveiter e decretou luto oficial de três dias na cidade.

    “Recebi com tristeza a notícia da morte do dr. Waldemar Zveiter, aos 92 anos. Patriarca de família tradicional e querida em nossa cidade, foi presidente da OAB-RJ, desembargador do TJ-RJ, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e procurador-geral da Prefeitura de Niterói. Vamos decretar luto de 3 dias na cidade. Meus pensamentos estão com a família e amigos neste momento de dor”, escreveu Grael.

    Luciano Bandeira, presidente da OAB-RJ, também lamentou a partida do ex-ministro e afirmou que "é um dia muito triste para advocacia do Rio de Janeiro". Waldemar Zveiter foi presidente da OAB na época do antigo Estado do Rio de Janeiro e do estado do Rio de Janeiro depois da unificação. Ele representou a advocacia no Quinto Constitucional do TJRJ e foi alçado ao cargo de ministro do STJ. Esta é uma perda irreparável para a advocacia e para o estado do Rio de Janeiro”, lamentou.

    O corpo de Waldemar Zveiter será velado no Cemitério Israelita do Caju, na Zona Portuária do Rio, neste domingo (4), às 12h. O sepultamento está marcado para às 13h.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Em meio a boatos, SBT fala sobre estado de saúde de Silvio Santos

    Próximo artigo
    >

    Terminal do Galeão fica lotado de passageiros após queda de energia

    Relacionados em Niterói