Obras
Mudanças no trânsito da Zona Sul de Niterói; confira alterações
Intervenções acontecem no período das férias escolares

Para viabilizar a nova etapa da obras de macrodrenagem em Charitas, na Zona Sul de Niterói, a Prefeitura informou que foi necessário interditar temporariamente, nesta quarta-feira (16), a pista no sentido Região Oceânica/Jurujuba da Avenida Silvio Picanço, entre a Praça do Rádio Amador e o restaurante Chalé.
Ainda de acordo com a Prefeitura, para reduzir os impactos no trânsito — ainda que durante o período de férias escolares — foi implantada uma faixa reversível no sentido oposto. A previsão é que essa etapa seja concluída em até três semanas.
Agentes da NitTrans estão no local para orientar os motoristas, e o trecho conta com sinalização adequada para garantir a segurança e minimizar riscos de acidentes. A NitTrans recomenda que motoristas com destino à Região Oceânica utilizem rotas alternativas, como a Estrada da Cachoeira, em São Francisco, e a Alameda São Boaventura, no Fonseca.
Obras visam acabar com alagamentos
As obras de macrodrenagem em Charitas tem o objetivo de reduzir os alagamentos no trecho entre o restaurante Chalé e o Cemitério de São Francisco — área que costuma registrar os maiores volumes de água acumulada durante temporais.
Na administração anterior, já havia sido executado o trecho B da macrodrenagem, da saída do Túnel Charitas-Cafubá até o restaurante Verdana, com bons resultados.
Na fase atual das obras, executadas pela Empresa Municipal de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), serão realizadas escavações para implantação de travessias ao longo da Avenida Silvio Picanço, nas proximidades do Charitas Aeroclube e da Rua Juiz Alberto Nader.
O projeto prevê a substituição do sistema de drenagem atual, que já não atende às necessidades da região. Serão instaladas novas galerias de águas pluviais, retangulares e circulares, dimensionadas conforme os parâmetros recomendados para minimizar os alagamentos.
A maior galeria será retangular, com 2,75 metros de base por 1,20 metro de altura, e terá seu deságue direcionado para a Baía de Guanabara.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!