Legado
Niterói e Rio oficializam candidatura ao Pan de 2031
A escolha final será feita em agosto

As cidades do Rio de Janeiro e de Niterói oficializaram, na quarta-feira (30), a candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. O dossiê foi entregue à Panam Sports, entidade responsável pela organização do evento, e aceito nesta quinta-feira (1).
Com a candidatura confirmada, Rio e Niterói passam a disputar a sede do Pan com Assunção, no Paraguai. A escolha será feita em agosto, durante votação entre os 41 Comitês Olímpicos Nacionais que compõem a Panam Sports. Ao todo, são 53 votos válidos, já que países que já sediaram o evento podem votar duas vezes.
O orçamento previsto para a realização dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos é de R$ 667,5 milhões. A proposta é que os Jogos Pan ocorram entre os dias 8 e 24 de agosto de 2031, e os Parapan entre 7 e 16 de setembro do mesmo ano.
De acordo com o dossiê, as competições estarão distribuídas por cinco regiões: Barra, Copacabana, Deodoro, Porto Maravilha e Niterói. A proposta também prevê que todos os locais de competição fiquem a até 40 minutos da Vila Pan-Americana, planejada para a Zona Portuária.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que o evento traria impactos positivos em áreas além do esporte.
“Teremos um legado de infraestrutura urbana, esporte e mobilidade que vai ultrapassar as cidades-sede e se estender para toda a Região Metropolitana. Teremos o Time Rio-Niterói, um programa de apoio aos atletas que tem o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e engloba todo o Estado do Rio. Além disso, vamos fazer cinco Ginásios Educacionais Olímpicos em Niterói”, afirmou.
A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, que já disputou três Olimpíadas e ganhou medalha de bronze na vela em Pequim-2008, também participou da elaboração do projeto. Ela preside atualmente a Comissão de Atletas da Panam Sports.
“São muitas milhas navegadas, três Olimpíadas e uma medalha. Estamos muito confiantes com a candidatura Rio-Niterói. O esporte faz parte da nossa vida e é fundamental para formar cidadãos. Sediar um evento como os Jogos Pan-Americanos traz investimentos e deixa um legado que oferece não só estrutura para quem já é atleta, mas estimula as gerações futuras”, declarou.
Os esportes foram distribuídos por cinco zonas: Barra, Copacabana, Deodoro, Porto Maravilha e Niterói. A divisão dos esportes entre as cidades levou em consideração dois fatores fundamentais. Além da vocação de Rio de Janeiro e Niterói, a existência de instalações olímpicas na capital fluminense é uma característica que contribuiu não só para a realização de provas em nível máximo de excelência, como também para evitar o desperdício de recursos com a construção de novos equipamentos sem necessidade.
A única exceção seria o futebol. Além do Maracanã, outros quatro estádios também receberiam jogos da modalidade de acordo com o dossiê. Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Mané Garrincha), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera) seriam as praças responsáveis por sediar as partidas.
Com o dossiê aceito, começa agora a campanha de Rio e Niterói para conquistar os votos dos países membros da Panam Sports. A escolha final será feita em agosto.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!